A Constituição federal de 1988 postula a importância do Estado para a garantia dos direitos civis, sobretudo no que se refere à educação. Entretanto, hodiernamente, há uma divergência entre direito e garantia, já que um projeto de emenda, intitulado PEC 206 (Desenvolva a sigla),a qual pretende cobrar mensalidade das universidades públicas, o que denota ser um grande retrocesso educacional. Nesse sentido, no que tange ao desenvolvimento humano, faz-se necessário discutir essa temática, visto que uma parcela majoritária da sociedade será afetada com esta decisão.
Diante desse cenário,cabe pontuar que em meio a crise que assolou o mundo após 2008, o então presidente americano Barack Obama afirmou: "vamos sair da crise, temos as melhores universidades". Sob este viés,é de conhecimento geral que as instituições de ensino superior não só formam jovens aptos para o mercado de trabalho, mas busca capacitá-los para uma sociedade em transformação. De modo que cercear o ingresso na busca pelo diploma, coloca em prova a legalidade do artigo 6º da lei maior do país, no qual traz a educação como fundamento. Lê-se,pois,como inadmissível essa conjuntura,reverberada no documentário "Nunca me sonharam", o qual expõe a falta de perspectiva dos indivíduos das camadas mais baixas da sociedade em relação ao ensino. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD),o Brasil é o 7º país mais desigual do mundo.É indubitável que a falta de conhecimento do tecido social vigente reflete diretamente no desenvolvimento da nação. Dessa forma, a cobrança de mensalidades nas universidades poderá potencializar indivíduos ignorantes, ao qual os quais não têm acesso à educação,a exemplo, (Sem vírgula) do personagem Fabiano (Vírgula) de Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos (Melhore a construção dessa ideia). Indiscutivelmente, sem acesso a instrução de qualidade, a população não progride, e ficará sempreà margem da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Constata-se,portante portanto,que medidas sejam tomadas para combater essa problemática. Diante disso, o governo no âmbito do Ministério da Educação,órgão responsável pela estrutura educacional do país, deve promover melhorias e ampliação do ensino público gratuito nas universidades, por meio do repasse de verbas para as instituições, com o incentivo dos "royalties" do pré-sal,de modo que haja o fomento às pesquisas e ao crescimento intelectual da população.Espera-se,com isso, fazer valer o direito assegurado na carta magna, para que possamos ressoar tal como fez Obama. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |