Por mais que a escola tenha sido a maior via de controle da população em uma ditadura, desde o mandato de Getúlio Vargas em 1930, a educação foi um de seus ideais que perpetuaram até a atualidade, o direito de um ensino público totalmente gratuito e de imensa qualidade (Melhore a construção dessa ideia). Se opondo a isso, fomos apresentados a uma Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 206/19, que solicita o fim da gratuidade nas universidades públicas do Brasil alegando que estes jovens (Vírgula) em sua maioria, finalizam o ensino médio em escolas particulares e teriam total condição de arcar com a mensalidade de uma faculdade. (Melhore a contextualização do tema)
Infelizmente a realidade brasileira não garante equidade social para esses jovens, enquanto uma pequena parcela tem o privilégio de apenas estudar, alguns estão desprovidos do básico e por muitas vezes tendo que cruelmente escolher entre educação e trabalho. Sendo assim, alguns recursos foram apresentados para que essa população limitada aos seus direitos desfrute de um ensino de qualidade. Um bom exemplo dessa inclusão é cota oferecida a pessoas de baixa renda em vestibulares de acesso a universidades públicas, garantindo que vagas sejam reservadas a esse grupo para um ingresso gratuito no curso de sua escolha, de acordo com sua pontuação. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Podemos destacar que, em um país com mais de 11 milhões de pessoas analfabetas (Apresente a fonte da informação), a educação é a melhor alternativa para uma ascensão nacional. Mantendo a gratuidade, garantiríamos um processo mais justo, indivíduos de classes baixas seriam inseridos em uma rede promissora e (Vírgula) consequentemente, o mercado de trabalho estará melhor constituído. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, o governo federal, juntamente com MEC (Desenvolva a sigla), órgão responsável pela elaboração e execução de políticas educacionais, deveriam elaborar uma proposta de ampliação, um investimento em universidades públicas que asseguraria o direito individual de acesso á à educação, assim, todos da sociedade contemplariam de uma oportunidade igualitária de se capacitar profissionalmente. (Evite um parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |