A PEC 206 (Desenvolva a sigla) começou a ser discutida em maio de 2022 e gerou controvérsias sobre o tema discutido: a cobrança de mensalidades nas universidades públicas. Sabe-se que alunos de instituições particulares acabam possuindo uma melhor preparação para o vestibular, porém isso não significa que faculdades públicas precisam cobrar mensalidades para manter justa a educação pública. Logo, existem fatores que necessitam ser discutidos a fim de obter uma conclusão sobre a PEC.
Em primeiro lugar, os estudantes brasileiros do ensino superior público não serão somente profissionais formados, eles não estão na faculdade para apenas obter o diploma. Existem benefícios de desenvolvimentos que as faculdades públicas oferecem, como os novos conhecimentos e tecnologias por meio de pesquisas que beneficiam a coletividade (Melhore a apresentação dessa discussão). Nada mais justo que um setor público seja financiado pelo Estado. Assim, como afirmou Paulo Freire: educação muda as pessoas e pessoas mudam o mundo. (Melhore a progressão de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o sistema de cobrança de mensalidades nas instituições públicas seria inviável, pois a renda dos estudantes pode variar ao longo dos anos em que ele estará estudando. Segundo uma pesquisa da Andifes ( Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior) , em 2018, 70% dos alunos têm renda inferior a 1,5 salário mínimo. Dessa maneira, é inadmissível formular uma decisão de que é preciso cobrar mensalidades, não só porque toda a sociedade já contribui com impostos, mas também por que os alunos de classes média e baixa podem não conseguir realizar o pagamento pela ausência de recursos financeiros. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a PEC 206 não pode ser aprovada, pois irá excluir aqueles que mais precisam da educação e irá pôr fim à gratuidade das universidades. Cabe às instituições de ensino superior e organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes, realizarem manifestações contra a PEC 206 por meio dos veículos midiáticos para que o Poder Legislativo não tenha a decisão de levar adiante tal projeto, já que o ensino público precisa ser público para que todos possam ter acesso. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |