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PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 21/06/2022

Status:

Corrigida
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A PEC 206 (Desenvolva a sigla) começou a ser discutida em maio de 2022 e gerou controvérsias sobre o tema discutido: a cobrança de mensalidades nas universidades públicas. Sabe-se que alunos de instituições particulares acabam possuindo uma melhor preparação para o vestibular, porém isso não significa que faculdades públicas precisam cobrar mensalidades para manter justa a educação pública. Logo, existem fatores que necessitam ser discutidos a fim de obter uma conclusão sobre a PEC.

Em primeiro lugar, os estudantes brasileiros do ensino superior público não serão somente profissionais formados, eles não estão na faculdade para apenas obter o diploma. Existem benefícios de desenvolvimentos que as faculdades públicas oferecem, como os novos conhecimentos e tecnologias por meio de pesquisas que beneficiam a coletividade (Melhore a apresentação dessa discussão). Nada mais justo que um setor público seja financiado pelo Estado. Assim, como afirmou Paulo Freire: educação muda as pessoas e pessoas mudam o mundo. (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o sistema de cobrança de mensalidades nas instituições públicas seria inviável, pois a renda dos estudantes pode variar ao longo dos anos em que ele estará estudando. Segundo uma pesquisa da Andifes ( Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior) , em 2018, 70% dos alunos têm renda inferior a 1,5 salário mínimo. Dessa maneira, é inadmissível formular uma decisão de que é preciso cobrar mensalidades, não só porque toda a sociedade já contribui com impostos, mas também por que os alunos de classes média e baixa podem não conseguir realizar o pagamento pela ausência de recursos financeiros. (Reestruture)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, a PEC 206 não pode ser aprovada, pois irá excluir aqueles que mais precisam da educação e irá pôr fim à gratuidade das universidades. Cabe às instituições de ensino superior e organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes, realizarem manifestações contra a PEC 206 por meio dos veículos midiáticos para que o Poder Legislativo não tenha a decisão de levar adiante tal projeto, já que o ensino público precisa ser público para que todos possam ter acesso. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200