"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são." A metáfora de Macunaíma- livro de Mário de Andrade- criticava várias mazelas brasileiras. Embora de 1928, a obra é atualizada pela PEC 206 (Desenvolva a sigla) que prevê o pagamento de mensalidades por parte dos alunos mais ricos, oriundos de escola particular. Assim, é nítido a tentativa do criador dessa PEC de isentar o Estado da manuntenção das universidades. Dessa forma, é imprescindível que o governo federal e o corpo acadêmico intervenha para conter essa injustiça.
Inicialmente, é necessário afirmar que a PEC 206 é uma forma de isentar o Estado de suas obrigações com as universidades (Melhore a construção dessa ideia). Segundo a Constituição de 1988 (Vírgula) o acesso à educação é direito de todos e deve ser garantido pelo governo. Logo, infere-se que o descumprimento dessa lei resultaria na desmocratização do acesso ao ensino superior que irá interferir em outros setores, como por exemplo, o emprego.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, cabe ao corpo acadêmico participarem das votações da PEC 206 e trazerem ao debate os problemas que essa aprovação pode causar. Sob esse viés, ratifica-se o conceito de "Contrato Social" (Vírgula) do pensador Jean Jacques Rousseau (Vírgula) que diz que a participação social- nesse caso do corpo acadêmico- impede que a " barbárie" se instaure no Estado. Portanto, a participação dos reitores e professores é necessária para fazer com que a PEC 206 seja vetada. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, cabe ao Estado e ao corpo acadêmico discutirem a PEC 206. Por meio de uma reunião, que contará com a presença dos líderes do Executivo e Legislativo e os reitores das universidades públicas do Brasil, as partes deverão discutir o veto da PEC 206 e um possível corte de gastos que irá ajudar o governo a manter o ensino superior público. Essa reunião deverá ocorrer de forma remota por conferência. Desse modo, a interlocução entre essas esferas terão menos ruídos e, consequentemente, o ensino superior terá " menos saúva e mais saúde". (Apresente todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |