De acordo com o portal de notícias G1, a PEC 206 (Desenvolva a sigla) estabelece que as universidades públicas passem a cobrar a cobrar a mensalidade, mas a gratuidade continuará para os alunos o qual os quais provarem provar que não tiverem têm recursos suficientes. Discutir se Discute-se com frequência a respeito da pec PEC 206: independência financeira ou retrocesso na educação. Isso ocorre devido à negligência estatal e, também (Vírgula) pela lenta mudança de mentalidade social. (Melhore a contextualização do tema)
A entrada de um estudante em uma instituição de ensino público se dar dá através do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM); (Ponto final) O projeto ignora a ampliação de cotas sociais e raciais para o ensino superior ignorando a discussão de políticas públicas a fim de viabilizar a matrícula e permanência de alunos provenientes das classes sociais mais vulneráveis (Vírgula) buscando criar embaraços para o regular funcionamento das instituições de ensino públicas como, justamente, órgãos públicos (Reestruture essa discussão). A Constituição federal prevê (Vírgula) no seu artigo 6 , o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro.
(Melhore a estratégia coesiva) Deve-se ressaltar que a falta de acesso ao ensino superior ampliar a desigualdade nessas modalidades de ensino, (Justaposição) segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social", já que o Estado não compri cumpri com o a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação pública. É fundamental apontar a falta da universalização do direito social à educação como impulsionador da privatização do ensino superior no Brasil. à A educação superior deve ser universalizada, independentemente de quem possa pagá-la ou não. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a necessidade de se combater a cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Para isso o governo federal deve fomentar a criação de fundos patrimoniais privados para gerir doações de pessoas físicas e jurídicas. Isso deve ser feito por intermédio de captação de recursos para destinação ao ensino público para viabilizar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, com a finalidade de democratizar o acesso às universidades e garantir políticas de permanência. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma o filosofo John Locke. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |