PEC 206: pensar no futuro ou ir à base do problema? - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 17/06/2022

Status:

Corrigida
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No Período mMedieval a igreja assumiu o papel de disseminar a educação. Porém, para isso acontecer, os bispos e os eclesiásticos tinham que conceder a autorização dessa função, o que dificultava ainda mais essa concessão, devido ao fato, por parte superior, de perder a influência. Paralelamente, a proposta da PEC 206 (Proposta de Emenda Constitucional), observando os impasses relacionados aos ingressos de estudantes cotistas no ensino superior, propõe o fim das universidades públicas para estudantes com renda superior per capita, mas há outras barreiras as quais se devem-se preocupar: como a falta de investimentos em escolas públicas , e a baixa taxa de vagas para cotistas nas universidades públicas. (Muito bem. Apresentou a tese)

A princípio, a situação precária de alunos na educação pública acarreta à uma baixa adesão dos próprios em uma futura universidade. Nesse sentido, observando dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento Da Educação Básica (IDEP) 2019, o nível de qualidade do ensino médio brasileiro não supriu o valor estimado pelo Ministério da Educação (MEC), o país chegou a 4,2, sendo que o objetivo era nota 5. Desse modo, é evidente que estudantes da rede pública não conseguem, por exemplo, ter um bom desempenho nos vestibulares que abrem portas para um ensino superior gratuito e de qualidade (Reestruture essa discussão). Portanto, focar na futura inserção na universidade, como pensado pela PEC 206, é um retrocesso na educação enquanto não focar na base para esse ingresso, no caso das escolas não privadas.

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, as vagas do sistema universal, de modo equitativo, supre a de alunos isentos. De acordo com o filósofo norte-americano John Rawls, na sua obra, Teoria da Justiça, defende dois princípios de justiça fundamental, uma delas é que é necessário que as pessoas tenham as mesmas oportunidades em uma sociedade. Dessa maneira, observando que o número de alunos com condições financeiras capazes de pagar pelas mensalidades nas universidades públicas é superior aos alunos de baixa renda, consta que não há um limite de ingressos de estudantes nas mesmas instituições, pois, (Sem vírgula) a consequência de uma má educação pública no ensino médio, (Sem vírgula) resulta em alunos de ensino público competindo com alunos de ensino particular (Melhore a apresentação dessa discussão), sendo que, de acordo com a teoria de Rawls, seria injusto, porque o resultado seria de quem teve melhor educação.

(Boa estratégia coesiva) Destarte, é preciso ações que resolvam este impasse de adesão. Para isso acontecer, é necessário que o MEC (Desenvolva a sigla) invista na qualidade de ensino público, por meio da fiscalização de seu funcionamento que, com o auxílio e a valorização de professores, desempenhassem papel fundamental para troca de conhecimento, como um ensino interativo fora das salas. Isso será realizado com a finalidade de garantir estudantes críticos capacitados para realizar futuros vestibulares . Além disso, cabe também ao MEC aumentar o número de vagas de alunos cotistas e diminuir as vagas do sistema universal nos vestibulares, a fim de obter mais espaço para estudantes de escolas públicas e garantir o ensino gratuito para todos sem exceção.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200