Em outubro de 1948, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição Cidadã, cujo conteúdo garante uma educação gratuita e de qualidade a todos. Entretanto, a privatização do ensino superior impede que os brasileiros usufruam desse direito constitucional. Com efeito, a solução do problema pressupõe que se combata não só a invisibilidade dos jovens universitários, mas também a omissão do Estado. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, a cobrança de mensalidade nas universidades públicas fragiliza a dignidade humana desses jovens. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Desenvolva a sigla)- assegura que todos os indivíduos fazem jus a direitos básicos, a exemplo a educação de qualidade. Ocorre que (Vírgula) no Brasil, os jovens estão distantes de vivenciar o benefício previsto pelas Nações Unidas, sobretudo por conta da desigualdade enraizada na sociedade (Explore essa discussão com mais produtividade). Assim, se os estudantes continuarem tratadas como invisíveis, os direitos firmados em 1948 permanecerão como privilégios.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inércia estatal inviabiliza a omissão do Estado. A esse respeito, o filósofo John Locke desenvolveu o conceito de “Contrato Social”, a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que, por sua vez, garantiria direitos inalienáveis à população. Todavia, a invisibilidade dos estudantes evidencia que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, na medida em que a desigualdade social ainda permanece em pauta, o que representa grave problema. Desse modo, enquanto a omissão estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com uma das mais cruéis mazelas para os alunos : a privatização das universidades. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater a mensalidade nas universidades públicas. Nesse sentido, as escolas - responsáveis pela transformação social - devem ensinar os jovens universitários a reivindicar melhorias em relação à exigência de custos em faculdade pública , por meio de projetos pedagógicos, como palestras e ações comunitárias. Essa iniciativa terá a finalidade de romper a inércia do Estado e de garantir que o tratamento digno previsto pelas Nações Unidas deixe de ser, em breve, uma utopia no Brasil. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |