No filme “Harry Potter e a pedra filosofal” (Vírgula) Harry (Vírgula) que vivia com os seus tios numa realidade mundana (Vírgula) recebe uma carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para sua matrícula. A vaga da instituição é um direito mantido pelo Ministério da Magia, tratando-se de um ensino gratuito e beneficiário ao Harry e todos os outros bruxos. Fora do universo mágico, é necessária a valorização do ensino público, como o fornecido por Hogwarts, que por meio de políticas governamentais, quer dizer a PEC 206 (Desenvolva a sigla), está cada vez mais fragmentado e sabotado. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, cabe mencionar os empecilhos do tema. A Constituição do país é a favor da manutenção da educação gratuita, a fim de apaziguar as desigualdades sociais, assim a cobrança de mensalidades nos cursos superiores é um retrocesso da lei que intensificaria a marginalização das minorias sociais e tiraria oportunidades de ascensão social dessa população (Explore mais esse argumento). Além disso, é possível atribuir o título de instituição fantasma de Bauman ao governo, já que os impostos são pagos para que o Estado lhe garanta direitos, por exemplo o acesso gratuito às universidades públicas, e esses pagamentos são sinais que a instituição não está cumprido sua função.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, vale salientar pensamentos da defesa da ideia. Os governantes dizem que a PEC 206 não causara prejuízo, pois serão cobrados apenas estudantes que possuem condições financeiras, na convicção que essa verba não aplicada nas universidades públicas seria investida nos pobres (Reestruture essa discussão). Embora, (Sem vírgula) os gastos públicos em desvio, obras interrompidas e salários governamentais sejam os reais serviços deletérios que deveriam sofrer corte de verba, em vez da educação brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Sob esse ângulo, é viável a investigação da distribuição de recursos públicos e programas que defendam essas universidades pelo governo federal e o Ministério da Educação. (Truncamento) Por meio do monitoramento da justiça federal e defesa pela sociedade no voto, para a reprovação da PEC 206 e a continuação e expansão das universidades públicas. (Truncamento) Objetivando o acesso ao conhecimento mínimo em um país com extremas dificuldades. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |