Na Grécia Antiga havia regras para ser considerado um cidadão, isto é, deveria ser homem, nascido na cidade grega e por conseguinte isso se aplicava aos indivíduos que poderiam estudar, por exemplo os Sofista cobravam para ensinar as poucas pessoas aptas, contudo Sócrates quando resolveu repassar seus aprendizados a todos os indivíduos de forma gratuita foi preso e julgado a morte. Dessa maneira, é necessário relatar que a PEC 206 (Desenvolva a sigla) representa lamentavelmente um retrocesso na educação e por fim não há uma maneira eficaz comprovada que irá prover independência financeira nas instituições públicas de ensino superior. Desse modo, é válido discorrer que uma das problemáticas é motivada pela falta de política pública eficiente e consequentemente gera uma má gestão educacional no país. (Muito bem. Formulou a tese)
De início vale ressaltar que a carência do Estado em prover uma educação de qualidade é umas das causas da questão. Consoante Nicolau Maquiavel, no livro “O Príncipe”, os governantes para se manter no poder devem operar a procura do bem universal, porém não é visto na realidade brasileira tal conduta, uma vez que a PEC 206 representa a cobrança do Ensino Público Superior. Além disso, é preciso elaborar melhor tal proposta de lei, pois é nítido falhas na qual fariam a cobrança das mensalidades, visto que seriam destinadas para os indivíduos mais abastados na sociedade brasileira (Melhore a progressão de ideias) há um importante fato que a cerca de 70% dos estudantes têm renda de 1,5 do salário mínimo como divulgado pela GHZ e educação e trabalho .Em suma, é inaceitável tal circunstância possa prosseguir, logo que corrobora para problemas nas universidades públicas. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante dar ênfase a má conduta educação brasileira no ensino superior público .Em conformidade com a “Era Vargas” que garantiu a educação de forma gratuita e de qualidade a toda população do Brasil para assim haver o desenvolvimento e crescimento econômico no país, todavia em 2019 tal ressalva para a cobrança para estudar em universidades públicas, assim para haver uma tentativa de independência financeira, mas, (Sem vírgula) é notório que os centros universitários são para promover desenvolvimento e não para haver renda ou lucro na entidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa ótica, é necessário falar que as autoridades competentes não promovem de forma eficiente uma solução para o questionamento no território. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma atitude para reverter o impasse da PEC 206. Para isso, o Ministério da Educação( MEC) - sendo responsável pela educação básica até a superior e garantir a boa qualidade de aprendizado nas Instituições de Ensino no Brasil- assim deve haver uma ação de conscientização na população sobre a PEC 206 com malefícios e benefícios, por meio de profissionais especializados e em conjunto com a mídia para disseminar a informação (Vírgula) para que haja conhecimentos de todos os cidadãos independente da classe financeira. Nessa Dessa maneira, o intuito é promover entendimentos sobre a questão retratada na sociedade e terá a finalidade de certificar uma população civil consciente sobre o possível destino da educação do território nacional.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |