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PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 16/06/2022

Status:

Corrigida
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Na Grécia Antiga havia regras para ser considerado um cidadão, isto é, deveria ser homem, nascido na cidade grega e por conseguinte isso se aplicava aos indivíduos que poderiam estudar, por exemplo os Sofista cobravam para ensinar as poucas pessoas aptas, contudo Sócrates quando resolveu repassar seus aprendizados a todos os indivíduos de forma gratuita foi preso e julgado a morte. Dessa maneira, é necessário relatar que a PEC 206 (Desenvolva a sigla) representa lamentavelmente um retrocesso na educação e por fim não há uma maneira eficaz comprovada que irá prover independência financeira nas instituições públicas de ensino superior. Desse modo, é válido discorrer que uma das problemáticas é motivada pela falta de política pública eficiente e consequentemente gera uma má gestão educacional no país. (Muito bem. Formulou a tese)

De início vale ressaltar que a carência do Estado em prover uma educação de qualidade é umas das causas da questão. Consoante Nicolau Maquiavel, no livro “O Príncipe”, os governantes para se manter no poder devem operar a procura do bem universal, porém não é visto na realidade brasileira tal conduta, uma vez que a PEC 206 representa a cobrança do Ensino Público Superior. Além disso, é preciso elaborar melhor tal proposta de lei, pois é nítido falhas na qual fariam a cobrança das mensalidades, visto que seriam destinadas para os indivíduos mais abastados na sociedade brasileira (Melhore a progressão de ideias) há um importante fato que a cerca de 70% dos estudantes têm renda de 1,5 do salário mínimo como divulgado pela GHZ e educação e trabalho .Em suma, é inaceitável tal circunstância possa prosseguir, logo que corrobora para problemas nas universidades públicas. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante dar ênfase a má conduta educação brasileira no ensino superior público .Em conformidade com a “Era Vargas” que garantiu a educação de forma gratuita e de qualidade a toda população do Brasil para assim haver o desenvolvimento e crescimento econômico no país, todavia em 2019 tal ressalva para a cobrança para estudar em universidades públicas, assim para haver uma tentativa de independência financeira, mas, (Sem vírgula) é notório que os centros universitários são para promover desenvolvimento e não para haver renda ou lucro na entidade (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa ótica, é necessário falar que as autoridades competentes não promovem de forma eficiente uma solução para o questionamento no território. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, não há dúvidas de que é preciso que seja tomada uma atitude para reverter o impasse da PEC 206. Para isso, o Ministério da Educação( MEC) - sendo responsável pela educação básica até a superior e garantir a boa qualidade de aprendizado nas Instituições de Ensino no Brasil- assim deve haver uma ação de conscientização na população sobre a PEC 206 com malefícios e benefícios, por meio de profissionais especializados e em conjunto com a mídia para disseminar a informação (Vírgula) para que haja conhecimentos de todos os cidadãos independente da classe financeira. Nessa  Dessa maneira, o intuito é promover entendimentos sobre a questão retratada na sociedade e terá a finalidade de certificar uma população civil consciente sobre o possível destino da educação do território nacional.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200