O retrocesso da Educação Superior - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 16/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A antiga Constituição de 1934, instituída durante o governo Vargas, foi a primeira a instaurar a educação básica como algo gratuito e obrigatório para toda a população. De maneira análoga a isso, observa-se que no Brasil, a educação gratuita, tanto para ensino básico quanto para o superior, trouxe mais oportunidades a àqueles que possuem uma renda mais baixa. Nesse prisma, pode-se destacar como o Projeto "PEC 206" (Desenvolva a sigla) desestimula a educação brasileira tal qual seu avanço.

Primeiramente, é indubitável como o projeto tem a intenção de transformar toda a organização da educação. Assim sendo, nota-se que a a Constituição de 1988, vigente atualmente, tem a função de assegurar os direitos da população, sendo um deles a educação. (Truncamento) Provando desta maneira que a criação do projeto interfere diretamente na própria Constituição do país, já que a taxação dos mais ricos na entrada nas universidades não abre portas para alunos mais carentes (Explore essa discussão com mais produtividade), como também cria somente "bolsas estudantis", algo que já existe em um sistema particular.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório que grande parte dos estudantes das atuais faculdades do país são de classe média-baixa, uma na qual apoia o projeto, porém certamente, não iria ter condições financeiras, para pagar o curso em questão. Dessa forma, segundo o pensador Edgar Morim "A política passa incessantemente pelo conflito entre realismo e utopia", demonstra ainda mais como essa idealização é falha. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) uma família de renda mensal como três mil reais não teria o valor necessário para pagar 50%, por exemplo, de uma faculdade de medicina, onde a mensalidade média é cerca de sete mil reais. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse e assim evitar a aprovação desse projeto. Por conseguinte, cabe ao Tribunal das Contas, fazer a redistribuição econômica da educação pública brasileira, por meio de leis e projetos na política, a fim de que a alta quantia destinada a universidades e institutos seja redirecionada a educação básica brasileira, área que mais carece e impossibilita que esses estudantes cheguem as faculdades, justamente pela falta de preparo e conhecimento durante o seu ensino médio e fundamental. Somente assim, algo que foi proposto por Vargas em 1934, pode se tornar uma realidade presente não só na educação básica como também para a​​​​​​​ no ensino superior.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200