Em 2018, foi apresentado um projeto na Câmara dos Deputados para implantar um sistema de cotas em universidades públicas. Um discurso de um dos deputados repudiou qualquer política desse sistema, tendo em vista uma maior taxa de pagamento de impostos da população mais pobres (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, mostra-se relevante pensar na PEC 206 (Desenvolva a sigla), uma vez que a desigualdade social e a negligência governamental configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.
Em primeira abordagem, é imprescindível destacar a desigualdade social na extensão brasileira. Isso porque, (Sem vírgula) uma pequena parcela da população possui uma renda acima de 1 salário mínimo, indicando a inviabilidade do processo de pagamento de cotas nesses estabelecimentos educacionais. Prova disso recai sobre raízes históricas, já que estudantes que moram em periferias são menos favorecidos economicamente. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar a negligência governamental, na medida que esse contexto envolve órgãos federais na promulgação da PEC 206. Afinal, o projeto viabiliza o acesso à a universidades públicas para estudantes com uma boa qualidade financeira, já que estes teriam condições de se manterem ativos no estabelecimento (Reestruture essa discussão). Por essa razão, discutir sobre essa negligência do Estado é alarmante, devido ao decréscimo de profissionais formados em território nacional, caso o projeto seja aprovado.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, convém que o Estado crie melhorias acerca da PEC 206. Essa ação deve ser realizada por meio de investimentos em políticas públicas nessas instituições de ensino. Além disso, uma reforma no projeto de lei de cotas faz-se necessária, à medida que as taxas de educação cairão gradativamente em cursos educacionais. Dessa forma, espera-se que os efeitos negativos, tangentes à PEC 206 (Vírgula) minimizem.
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |