Educação igualitária a todos - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 16/06/2022

Status:

Corrigida
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A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206 sugere cobrar mensalidade em universidades públicas, pois segundo organizações os cidadãos ricos correspondem a maior parcela da população que estuda nessas universidades, tirando assim o lugar de pessoas com menores condições e são as que mais deveriam estudar para mudar sua qualidade de vida (Melhore a construção de sentido). Com o dinheiro que seria reembolsado propõe-se investir em ações que visam melhorar a qualidade da educação nessas universidades. Todavia, a gratuidade ainda seria assegurada aqueles que não têm recursos suficientes para pagar a taxa.

(Reveja a estratégia coesiva) Entretanto, entende-se que essa proposta infringe a Constituição, pois esta prevê que todo cidadão tem direito à educação, assim como a saúde e estabelecer pagamento de mensalidade em universidades públicas seria um equívoco e um regresso ao país, como comenta o economista britânico Sir Arthur Lewis, "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." Além disso, estudantes que não têm condições de pagar mensalidade não precisam apenas estudar em Universidades Públicas, pois as Universidades Privadas também oferecem oportunidades a eles através de bolsas de estudos, considerando ainda que não podemos impedir as pessoas com melhores condições de optar por estudar no sistema público porque todos tem o livre arbítrio de escolher. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) A educação não é despesa para as Universidades Públicas argumentarem que com o dinheiro reembolsado poderiam investir mais no campo educacional, científico e tecnológico, é uma obrigação do Estado investir nessa melhoria e na qualificação do ensino público, buscar formar cidadãos críticos e preparados para garantir as gerações uma sociedade mais qualificada, experiente e menos corrupta. (Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, espera-se que órgãos públicos levantem enquetes para jovens universitários concederem sua opinião a respeito da PEC 206 e que essa proposta não seja aprovada, que ao invés de sugerir cobrar mensalidade com o intuito de melhorar a educação como um todo da instituição, o dinheiro seja melhor administrado pelo Estado e seja designado as Universidades Públicas para o nível de aprendizagem ser aprimorado, garantindo assim um acesso aos estudos melhor e igualitário a todos.​​​​​​​ (Evite um parágrafo frasal)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200