A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206 sugere cobrar mensalidade em universidades públicas, pois segundo organizações os cidadãos ricos correspondem a maior parcela da população que estuda nessas universidades, tirando assim o lugar de pessoas com menores condições e são as que mais deveriam estudar para mudar sua qualidade de vida (Melhore a construção de sentido). Com o dinheiro que seria reembolsado propõe-se investir em ações que visam melhorar a qualidade da educação nessas universidades. Todavia, a gratuidade ainda seria assegurada aqueles que não têm recursos suficientes para pagar a taxa.
(Reveja a estratégia coesiva) Entretanto, entende-se que essa proposta infringe a Constituição, pois esta prevê que todo cidadão tem direito à educação, assim como a saúde e estabelecer pagamento de mensalidade em universidades públicas seria um equívoco e um regresso ao país, como comenta o economista britânico Sir Arthur Lewis, "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." Além disso, estudantes que não têm condições de pagar mensalidade não precisam apenas estudar em Universidades Públicas, pois as Universidades Privadas também oferecem oportunidades a eles através de bolsas de estudos, considerando ainda que não podemos impedir as pessoas com melhores condições de optar por estudar no sistema público porque todos tem o livre arbítrio de escolher. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A educação não é despesa para as Universidades Públicas argumentarem que com o dinheiro reembolsado poderiam investir mais no campo educacional, científico e tecnológico, é uma obrigação do Estado investir nessa melhoria e na qualificação do ensino público, buscar formar cidadãos críticos e preparados para garantir as gerações uma sociedade mais qualificada, experiente e menos corrupta. (Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, espera-se que órgãos públicos levantem enquetes para jovens universitários concederem sua opinião a respeito da PEC 206 e que essa proposta não seja aprovada, que ao invés de sugerir cobrar mensalidade com o intuito de melhorar a educação como um todo da instituição, o dinheiro seja melhor administrado pelo Estado e seja designado as Universidades Públicas para o nível de aprendizagem ser aprimorado, garantindo assim um acesso aos estudos melhor e igualitário a todos. (Evite um parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |