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PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 16/06/2022

Status:

Corrigida
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Paulo Freire, autor brasileiro mais citado em pesquisas realizadas em universidades estrangeiras, patrono nacional da educação e seu defensor ferrenho, celebremente disse “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar opressor”, o que ele em síntese diz, (Sem vírgula) é que a educação é uma ferramenta de libertação, um meio de justiça social, um dos fundamentos de qualquer democracia, e portanto, (Sem vírgula) um inalienável direito. (Evite um parágrafo frasal)

No início do século, com a criação de novos meios de acesso para a educação superior, como o próprio Enem (Desenvolva a sigla), Sisu (Desenvolva a sigla), e a abertura de mais vagas e instituições de ensino, vimos pulular uma nova geração de pesquisadores, trabalhadores qualificados e de pessoas que puderam transformar sua realidade através da educação gratuita, e quando colocamos isso em cheque, como com propostas como a da PEC 206 (Desenvolva a sigla), que se baseia em contrassensos para cobrar mensalidade nas universidades públicas de uma hipotética elite que toma conta das universidades, nada mais é que um aviltante retrocesso sob qualquer perspectiva. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Entre esses contrassensos, o de que uma excelente política pública, mas que naturalmente apresenta falhas, deva ser anulada em vez de reformulada, ou o de que cobrar por uma educação (Melhore a construção de sentido), um direito universal descrito pela ONU (Desenvolva a sigla) e pela própria Constituição federal, seja uma forma de atingir a equidade social, num mesmo país em que grandes fortunas, dividendos, ou extensas terras improdutivas, não são taxadas como deveriam, mas cotas são vistas como absurdas por parte da população, os motivos que fundamentam tal proposta, são em si, infundados. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Tendo tudo isso em vista, e o país que pretendemos ser, e não o que há pouco fomos, deveria ser de maior interesse, tanto pela nossa parte como população, tanto pelo governo que legisla sobre nossa realidade, que as bases de nossa sociedade sejam alçadas ao superior do ensino, através da abrangência, das facilidades, não pelas restrições, mas pela abertura de portas que vem com pesados investimentos, que descendem do topo e causam reações em cadeia de benefícios quando alcançam quem está abaixo dos privilégios, só assim seremos libertos enquanto nação, e como indivíduos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200