A série “Elite” retrata a dificuldade enfrentada por bolsistas, oriundos de um colégio público com baixa qualidade educacional e estrutura, que ingressam em uma instituição na qual o favorecimento em relação a projetos e pesquisas está direcionado aos alunos provenientes de famílias ricas. De maneira análoga a isso, o retrocesso na educação prejudica a formação acadêmica de futuros estudantes que desejam crescer profissionalmente. Neste prisma, destacam-se dois argumentos importantes: a desigualdade de classes em relação ao acesso à educação e a ameaça do fechamento das portas das universidades públicas. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, evidencia-se que (Vírgula) na sociedade atual, os ricos têm mais privilégios que os pobres, a única maneira das pessoas que vêm de classe baixa conseguirem alcançar seus objetivos profissionais é somente através das universidades públicas. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) só existe a necessidade de ter o conhecimento adequado, além de ser gratuito. Sob essa ótica, aproximadamente 30% dos alunos das instituições públicas vieram de colégios privados (Cite a fonte). Sendo assim, as vagas deveriam estar 100% destinadas a alunos que não teriam como pagar as mensalidades, ou seja, famílias que são consideradas de baixa renda. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que há muitos anos atrás estamos sabendo de notícias relacionadas ao fechamento das universidades públicas e está cada vez mais perto do acontecimento desse pesadelo, o preocupante é que muitas famílias seriam prejudicadas. Desse modo, “a educação é a arma mais poderosa que pode mudar o mundo” disse Nelson Mandela, ex-líder africano (Melhore a construção dessa ideia). Consoante a isso, com o retrocesso da educação, o nível de dificuldade para alcançar um futuro brilhante através dos estudos tornou-se mais difícil, causando preocupação nos alunos que estão em busca de realizar um sonho.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham impedir o retrocesso na educação. Dessa maneira, cabe ao governo federal - órgão responsável pelas regulamentações do ensino superior público e privado - fazer com que as verbas destinadas à educação sejam aumentadas e não diminuidas, por meio das leis, a fim de que não seja necessário a retirada da gratuidade ou fechamento das portas das universidades públicas. Somente assim, não iria existir a preocupação de arranjar outra maneira para formar-se, mas deveria ser cobrada uma taxa para os estudantes que são da classe média/alta até porque por um lado estão ocupando o lugar de quem necessita mais, mesmo que o ingresso na federal seja o sonho de grande parte da população. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |