A proposta da PEC (Desenvolva a sigla) do General Paternelli que ironicamente assumiu a responsabilidade de auxiliar educação é um retrocesso claro e absurdo (Problema na construção de sentido). Primeiro porque a carta magna garante o acesso gratuito à educação (Vírgula) e segundo porque toda taxação para o ensino não constitui um progresso. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente (Vírgula) dado o artigo 205 da Constituição (Vírgula) a Educação é um dever do Estado e um direito de todos. Como pode então se cobrar taxas para que alguém faça parte desse direito? Esse compromisso deve ser garantido através dos impostos que são cobrados desde as corporações , grandes empresas até os mais humildes e isso de modo proporcional. É de se desconfiar qualquer benefício aos pobres através de leis que cobram taxas, pois como diz o ditado: "a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco". (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, taxação para ensino, seja para o rico ou para o pobre (Vírgula) é uma desmotivação burocrática e financeira para o aprendizado. As pessoas devem ganhar prêmios , ganhar dinheiro, brindes e promoções , ter acesso à crédito, auxílio estudantil quando ingressam numa universidade para que as pesquisas , a ciência e tecnologia se desenvolvam com empolgação. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) a melhor forma de se promover uma lei que beneficie a educação tanto para ricos quanto para pobres é taxar as grandes empresas, multinacionais e corporações que normalmente sonegam impostos que podem pagar 2000 BMW's (Sem apóstrofo) desse modo oferecer auxílio estudantil e créditos que motivem, pois essa grande atitude fará do Brasil uma referência em Educação. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |