Nos últimos anos, houve um aumento de discussão sobre a PEC 206 (Desenvolva a sigla). Pode-se destacar que a banalização desse comportamento entre quem é contra e quem é a favor da cobrança de mensalidade nas Universidades públicas contribuem para esse fenômeno. Desse modo, é preciso uma ação empenhada do Ministério da Educação para mudar esse cenário preocupante. (Melhore a contextualização do tema)
Diante do exposto, é importante destacar que com a cobrança de mensalidade nas universidades públicas os estudantes de baixa renda, principalmente, deixarão de ter uma boa qualidade de ensino (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse pensamento, a Constituição federal de 1988, (Sem vírgula) assegura que a educação é direito de todos e dever do Estado. Contudo, percebe-se que tal asseguramento não está saindo como planejado, já que estudantes universitários não têm acesso gratuito à a muitos recursos educacionais.
(Boa estratégia coesiva) Somando isso, a ausência de medidas governamentais para mitigar o problema também pode ser apontada como potencializadora do impasse. Sob esse viés, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. " Entretanto, contrariando tal pensamento, é possível observar que em razão do desinteresse estatal em promover medidas para dar continuidade à gratuidade nas universidades, a educação de muitos está comprometida (Reestruture a discussão apresentada). Como resultado, há a diminuição do interesse dos estudantes em continuar no curso, já que com a cobrança muitos deles não terão condições de permanência.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, visando atenuar os obstáculos para a resolução do impasse, algumas medidas são necessárias para assegurar que o ensino nas universidades públicas continuem gratuito e de boa qualidade. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação elaborar políticas que garantem o ensino livre, com o objetivo de que os alunos continuem em seus cursos. Cabe também à reitoria da instituição pública organizar palestras para o preparo e aconselhamento dos discentes em relação às suas condições psicológicas para a insegurança de continuidade no curso. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |