O estudo é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais benéfica no futuro, pois com ele é possível desenvolver um senso crítico sobre o que é certo e aprender a fazer coisas na prática para poder melhorar o mundo à em volta. Grande parte das pessoas sonham em mudar suas vidas através das universidades, essas por sua vez são capazes de ensinar seus alunos conceitos e atividades que realizarão em empregos que exigem tal estudo, possibilitando assim que os indivíduos matriculados consigam arrumar melhores empregos e melhores remunerações. As faculdades públicas não possuem exatamente os mesmos recursos das particulares, mas já são um caminho para realização do sonho dessas pessoas que querem ter suas vidas mudadas, pois como diz a frase: quem faz a escola é o aluno. Mas infelizmente uma elite restrita pensa o contrário e por medo de ter que dividir o seu poder faz o possível para impedir isso. (Reestruture as discussões iniciais)
A criação da PEC (Desenvolva a sigla) não passa de uma desesperada ação dessa parte da elite para restringir as faculdades apenas para as pessoas mais abastadas, seu objetivo é começar a cobrar uma taxa nas universidades públicas fazendo assim que as pessoas com baixa condição financeira fiquem impossibilitadas de frequentar tal espaço. Primeiramente que essa ideia vai totalmente contra ao sentido original da palavra “pública”, já que seu significado remete a algo que é da população em geral, portanto se esse projeto for aprovado a faculdade se transformará em particular e em todo país será assim (Reestruture essa discussão). Além de que, (Sem vírgula) essa ação seria um retrocesso a tudo que já foi feito em relação ao ensino gratuito, pois fazendo isso a nação brasileira vai retornar para o séc. XIX onde apenas os elitistas frequentavam as universidades e conseguiam exercer grande cargos na sociedade e com isso a proposta vai contra o seu objetivo, que segundo o deputado Peternelli, é diminuir as desigualdades sociais, mas em um país onde somente as pessoas com melhores condições financeiras podem ter um curso superior e trabalhar em empregos bem remunerados enquanto os mais humildes não têm oportunidade não é nem um pouco igual, pelo contrários a desigualdade aumenta ainda mais. (Delimite a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Analisando o passado e as falas do deputado conseguimos perceber qual é a verdadeira intenção dessa proposta, é impedir que as pessoas sem condições financeiras cheguem a altos cargos e que desenvolvam diversas habilidades que são adquiridas quando um estudante está em uma universidade, como o senso crítico, a ampliação da visão de mundo e próprio autoconhecimento, portanto visa fazer com que mais pessoas apenas aceitem o que os mais ricos dizem que é certo ou errado assim virando uma ditadura no estilo do livro “Revolução dos Bichos” e “1984” (Reestruture essa discussão). Isso fará também com que nossa sociedade seja dividida em castas onde as pessoas vão ter que ocupar apenas a uma classe social sem a possibilidade de mudança, assim, pessoas de baixa, (Sem vírgula) renda que muitas vezes não têm dinheiro nem para comer, nunca vão poder ter uma chance de terem suas vidas transformadas, pois nenhum deles vai poder cursar uma instituição superior para poder conseguir um emprego melhor e o que vai lhes resta fazer é aceitar a situação e todo dia ter que dar o máximo de si mesmo para poder talvez alimentar sua família.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a PEC não pode ser aprovada de maneira alguma, pois assim estaremos regredindo em nossa educação, já existem vários casos de pessoas que saíram da pobreza e de situações deploráveis de vida graças a um curso superior hoje tem sua vida mudada e são essas pessoas que assustam os idealizadores desse projeto, pois as pessoas mais humildes sabem como essa parte da elite explora os indivíduos e se as pessoas mais pobres conseguirem chegar ao mesmo nível desses abastados será dessa forma que as desigualdades sociais iram irão diminuir de uma vez por todas. (Truncamento) Pois não é restringindo a educação que iremos fazer uma sociedade justa e pacífica funcionar.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |