Em muitas universidades, há cotas para estudantes cujo o ensino médio foi integralmente feito em escola pública - cerca de 50% - e também existem cotas raciais a determinados grupos étnicos do Brasil, mas elas também são geralmente restritas a estudantes do ensino médio de escolas públicas. É de suma importância para os jovens essas universidades públicas; (Vírgula) principalmente para os jovens que não têm condições de pagar mensalidades de faculdades particulares - de inciativa privada, ou seja, com interesses financeiros - pois através de vestibulares é possível ingressar na faculdade para conquistar a profissão e o conhecimento desejado. A Proposta de Emenda à Constituição - PEC - trouxe novamente à a proposta da inserção do pagamento de mensalidade nas universidades públicas no país, argumentando que parte da população de classe social com boas condições são a maior parte dos alunos dessas universidades, e que eles podem pagar a mensalidade ; (Melhore a progressão de ideias) esse assunto ganhou novamente os holofotes após entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça. (Reestruture as discussões iniciais)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a PEC, os gastos públicos nessas universidades é extremamente desigual, e favorecem aqueles que são ricos e têm boas condições. A proposta feita, de acordo com os artigos de pesquisa, é que a Constituição deve prever que as universidades públicas devem cobrar mensalidade que no caso pagaria o próprio custeio, tornando assim gratuito apenas para aqueles que não têm ou não tiveram recursos suficientes, essa mensalidade teria que estar dentro dos parâmetros estabelecidos no quesito de valor mínimo e máximo. É de suma importância o acesso ao ensino superior, pois é oriundo dele que surgem os profissionais qualificados. A educação é uma política pública - ações que deveriam ser desenvolvidas pelo Estado para garantir que os direitos da população sejam colocados em prática - sendo assim tem que ser financiada pelo Estado, um exemplo disso é que o Estado deve garantir o acesso à educação para todos cidadãos. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Todos têm direito à educação, uma intervenção é que o Estado deve usar a infraestrutura na educação, para custear as instituições de ensino e mantê-las públicas; as cotas devem se manter, pois nem todos tiveram as mesmas oportunidades ao longo da vida, mas muitos desses jovens que não tiveram recursos tão bons querem ingressar no ensino superior, para mudar o modo que se encontram, uma citação que deixa ainda mais relevante é "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |