Segundo a Constituição brasileira, o Estado deve garantir aos cidadãos o mínimo necessário para uma vida digna, como saúde, educação e moradia. Todavia, na realidade não é bem assim, já que inúmeras barreiras impedem a concretização eficaz desses direitos, a exemplo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206, que propõe a gratuidade seletiva das universidades, apoiando-se na ideia de igualdade e independência financeira, embora a iniciativa ocasione não só o retrocesso na educação, mas também uma crise social e econômica. Logo, para evitar o cenário, é preciso analisar tais consequências. (Muito bem. Formulou a tese)
Convém constatar, a princípio, que o sentimento de injustiça ocasionado pela desigualdade notória da proposta pode desestimular os estudantes e promover a evasão universitária. Nesse sentido, exigir o pagamento de parte dos alunos por um direito básico e público pode ocasionar a perca perda da identidade do aluno nesse espaço, o que para Durkheim gera a crise e decadência da sociedade. Consequentemente, o indivíduo anseia fugir do que lhe trás traz tal sentimento angustiante (Essa discussão precisa ser mais explorada). Desse modo, os estudantes, injuriados e influenciados pelos demais, tendem a abandonar a instituição de ensino superior.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar que, em decorrência do apresentado, a disponibilidade de profissionais capacitados no Brasil será escassa, o que prejudica o quadro social e financeiro. Nesse sentido, como 70% dos estudantes universitários provêm de uma realidade carente, como afirma uma pesquisa feita pela UFJF (Desenvolva a sigla), a gratuidade das instituições torna-se uma oportunidade excepcional de desenvolvimento social e profissional a eles (Essa discussão precisa ser mais explorada). Desse forma, sem a gratuidade, a população majoritariamente carecida, que mais necessita de ensino superior (Vírgula) será segregada e privada da especialização e de melhores perspectivas pessoais e nacionais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que ações sejam tomadas para impedir esse cenário deplorável. Assim sendo, os docentes e discentes devem se manifestar contra a proposta, por meio das mídias de comunicação, seja com debates, divulgação de informações acerca do tema, ou mesmo utilizando de recursos artísticos, tais como músicas ou artes gráficas, para a disseminação e crítica da norma, a fim de que os efeitos da implantação da PEC 206 sejam expostos e combatidos. Com isso, o Brasil vai se desenvolver educacional, financeira e socialmente, garantindo a igualdade ao acesso aos direitos universais previstos por lei. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |