PEC 206 como um retrocesso a educação brasileira - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 14/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O ensino público é algo previsto na Constituição de 1988, sendo fundamental para a sociedade, pois garante acesso universal à educação com intuito de formar pessoas qualificadas para o trabalho e exercício da cidadania. A PEC 206 (Desenvolva a sigla) propõe a cobrança de mensalidades em universidades públicas defendendo maior independência financeira do Estado e argumentando sobre a desigualdade no acesso à educação superior, porém esses argumentos são falhos e essa proposta é contraditória ao sistema democrático e constitucional vigente.

Um dos argumentos citados na PEC 206 é que os gastos do Estado com o ensino superior público são extravagantes. Mas, de acordo com a frase do filósofo grego Aristóteles " A educação têm raízes amargas, mas seus frutos são doces", podemos inferi-la quanto aos gastos com as universidades, que é caro, porém têm retorno inestimável (Explore mais essa discussão), uma vez que os cidadãos que nela são formados contribuirão não só para o aumento das riquezas nacionais, mas também para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro argumento citado é a desigualdade no acesso às instituições superiores, deixando claro que a maioria de seus estudantes têm condições de pagar as mensalidades e que os menos favorecidos financeiramente seriam minoria. Porém, essa é uma afirmação falha, uma vez que existe o Sistema de Cotas, que atua priorizando a entrada de pessoas de baixa renda, indígenas, negros, pardos e portadores de deficiência nas universidades públicas, democratizando o acesso à educação. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, podemos concluir que a PEC 206 caracteriza um retrocesso no sistema educacional brasileiro. Por isso, essa proposta deve ser vetada pelo Poder Legislativo, de forma que o ensino superior continue gratuito. Também, para que a população valorize mais a educação superior pública e não permita que propostas como essa retornem à Câmara e ao Senado, o governo deve exaltar suas universidades, através de campanhas publicitárias nas mídias (televisão, internet, revistas, jornais) e em locais acessíveis (transportes e vias públicas), promovendo o respeito e incentivando a inserção da população nessas instituições. Assim, o Brasil irá seguir rumo ao desenvolvimento sem abandonar a democracia. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200