"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte, tem valor". Padre Antônia Vieira retrata uma frase polêmica no período colonial do Brasil de forma que, (Sem vírgula) a educação se sobrepõe a preciosidade. Entretanto, como no corpo social de anos atrás, nos dias de hoje não são diferentes. Tal questão não tem se reverbeado. O retrocesso na educação se vê através de um grupo social que ingressa em uma universidade pública, são aqueles que tiveram uma educação superior, isso ocorre seja pela diversidade de ensino público nas escolas ou retardamento em rever propostas em universidades públicas.
Nesse sentido, o ensino em uma escola pública é precarizado quando se trata de uma base estudantil, este fato social de alunos com menor apoio do governo tem como resultado inferior a classe que recebe o ensino de um setor privado (Reestruture essa discussão). Tendo visto, tal consequência a música Xibom bom bombom retrata, "E o de cima sobe e o de baixo desce". (Apresente a discussão com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as Universidades públicas tem fator de uma grande maioria dos universitários com condições de pagar uma capacitação privada, como efeito disso, tem tido reduzido a vaga de um indivíduo sem capacitação de conter com mensalidades, APEC com pesquisas relatou que necessariamente as universidades públicas têm vista de alunos com educação superior de verba (Reestruture essa discussão), tornando-se um fardo para alunos que querem ingressar em uma faculdade pública, porém precisa competir com com uma coletividade superior a ela.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos mencionados, faz-se necessária uma ação do Ministério da Educação, governo responsável pelo sistema educacional do Brasil que organiza e administra o sistema de educação do país, deve criar um programa federal por meio da APEC com o fim da gratuidade para alunos que possam pagar a universidade, através de investigações e de um novo modelo de ensino superior, para que alunos inferiores possam ter oportunidades para uma educação de ensino superior. Com isso, para que a educação seja como um "ouro" (Vírgula) como Padre António Vieira fala (Vírgula) se concretize na realidade de estudantes com a baixa renda no Brasil.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |