Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, o que se pode observar na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a “PEC 206: independência financeira ou retrocesso na educação?” apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do silenciamento social (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira.
Primeiramente, é importante pontuar que a PEC 206 (Desenvolva a sigla), que propõe o pagamento das universidades públicas no Brasil (Vírgula) deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, desencadeada pela forte negligência governamental, a PEC 206 representa um retrocesso na educação nas universidades públicas brasileiras que durante muitos anos vivem buscando melhorias, mas ao mesmo tempo formando alunos aptos para o mercado de trabalho e com a cobrança das mensalidades das universidades públicas haverá um menor índice e interesse da população brasileira interessada em cursar o ensino superior (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor da problemática. Partindo desse pressuposto, caso haja aprovação da PEC 206, poderá se culpar tanto os políticos que nos representam no senado, quanto a sociedade em si que pouco ou nada faz perante tal calamidade, podendo, no entanto, propor manifestações e greves em prol da permanência da gratuidade das universidades públicas brasileiras (Explore a discussão com mais produtividade). Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o silenciamento social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessarte, com o intuito de militar a PEC 206 (Vírgula) necessita-se, urgentemente, que haja uma cobrança de impostos maior da população de classe alta do Brasil, principalmente aqueles que sua fortuna deriva do trabalho político. Logo, com essa taxação alta dos impostos, tal capital será direcionado para o melhoramento educacional das escolas de ensino médio públicas – com a contratação de professores mais qualificados, assim como, (Sem vírgula) melhoramento da estrutura escolar -, para que tais alunos possam usufruir de uma educação mais sólida e firme, possibilitando o ingresso desses alunos para o ensino superior de sua escolha. Dessa maneira, a problemática da PEC 206 será melhor combatida e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |