Em consonância com estudos realizados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, 20 de 29 países considerados estudados, (Sem vírgula) havia cobranças em universidades públicas. Tal dado evidencia a importância da renda extra advinda de alunos com a possibilidade de pagar pela mensalidade, visto que na maioria dos países bem sucedidos academicamente existem demandas monetárias direcionadas ao ensino superior gratuito. (Formule a tese)
Primeiramente, é fatídico ter conhecimento que no período de 2016 a 2022 houve uma redução de pelo menos 2,7 bilhões de reais no orçamento discricionário das universidades federais, representando um corte de 52%, conforme o atual reitor da UFPR (Desenvolva a sigla), Ricardo Marcelo Fonseca em entrevista á à Radio CBN. Desse modo, se torna claro a necessidade da implantação da PEC 206, que tem como consequência a maior disponibilidade de recursos financeiros nas universidades federais. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o artigo 6° da Constituição federal brasileira de 1988, todos possuem direito á educação. Apesar do que o custeamento dos alunos seja um fator contraditório, o mesmo seria realizado apenas aos estudantes abastados, que possuem plenas condições de bancar seu ensino superior, assim não alterando o núcleo do direito fundamental social á à educação, segundo o relator do Projeto de Emenda Constitucional n°206, Kim Kataguiri. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, mediante aos fatos supracitados, se torna torna-se evidente que para um melhor desenvolvimento acadêmico é essencial que os políticos que compõem a atual Câmara dos Deputados discutam amplamente tal projeto; (Vírgula) visando implantar medidas como a declaração obrigatória da renda familiar, e sua comprovação ao decorrer do curso escolhido ao ingressar em uma faculdade de cunho público, assim possibilitando um ensino gratuito correspondente a realidade de cada estudante, de modo a criar situações análogas ao adentrar o ensino superior. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |