PEC 206: inoquação (METCA) - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 12/06/2022

Status:

Corrigida
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Recentemente, a Proposta de Emenda Constitucional nº 206 (PEC 206) trouxe uma nova discussão para toda a sociedade: é correto que os alunos das universidades públicas realizem o pagamento de mensalidades? Por mais que esse tema cause polêmica e controvérsias, tal proposta não deve prosperar. Em síntese, a medida não resolve os os problemas estruturais presentes no ambiente universitário, e, além disso, há o iminente surgimento de um conflito sócio-econômico socioeconômico entre os próprios alunos, até então inédito. (Melhore a contextualização do tema)

Numa primeira análise, o custeio das universidades públicas é realizado através do erário e é orçado pelos entes da federação, com estimativas de dotações de biolhões  bilhões de reais. Com base nesses valores, o montante arrecadado oriundo dos estudantes deveria ser extrememente alto para que chegasse próximo aos patamares do que União e Estados destinam às unidades de ensino superior. Tal fator torna o pagamento de uma mensalidade mais cara inviável até mesmo para aqueles que possuem melhores condições, podendo estes alunos, inclusive, escolherem universidades particulares que oferecem cursos igualmente bons a custos mais atrativos. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, diferenciar a cobrança de mensalidades entre os estudantes com maior nível aquisitivo daqueles que possuem menos recursos deve trazer efeitos negativos nos relacionamentos entre os próprios docentes. Essa perspectiva é facilmente projetada levando em consideração a intolerância e preconceito sempre presentes na sociedade. Um bom exemplo de conflito é o de um aluno que paga mensalidades confrontar outro que não o faz, aquele argumentando (equivocadamente) que o benefício é injusto pois ele tem que arcar com uma mansalidade alta para compensar o valor que o estudante de baixa renda deixa de pagar. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a PEC 206 deve ser rejeitada pelos congressistas e, caso seja aprovada, também vetada pelo chefe do Poder Executivo federal. Tendo em vista os problemas que a aprovação da proposta causaria, uma melhor solução diante do tema é a criação e o oferecimento de cotas sociais para os vestibulandos de menor poder aquisitivo. Tal medida não gera aumento no orçamento destinado às universidades públicas, além de aumentar a oferta de vagas para estudantes que realmente necessitam de ensino gratuito. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200