PEC 206 - Júlia Alves - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 12/06/2022

Status:

Corrigida
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A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país. (Truncamento) Prevê em seu artigo 6º, (Sem vírgula) o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, o mesmo se refere à educação básica, mas, (Sem vírgula) apenas a educação básica somo mão-de-obra mão de obra desqualificada”. Todavia, nosso país, de acordo com o jornal g1.globo, apenas 1/3 da população brasileira, está cursando ou concluiu o ensino superior. Ao mesmo tempo que querem aumentar nossos índices de mão-de-obra mão de obra qualificada, dificultam os meios para isso.

Em uma primeira análise, se o ingresso em uma universidade já se fazia complicado, o que justifica a baixa taxa de profissionais qualificados. Se tal prerrogativa for aprovada estaríamos empurrando nosso país para uma situação catastrófica. Outrossim, deveríamos facilitar a concretização de mais profissionais qualificado em nosso país, mas, o governo, ausente da nossa realidade e do nosso dia-a-dia  dia a dia, surge com uma emenda para tornar mais difícil a qualificação de brasileiros. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo barre a concretização dessa emenda, por intermédio de votos contrários, devemos tratar o ensino superior, a qualificação profissional como algo inerente a todos os cidadãos brasileiro. Assim, se consolidará uma sociedade mais especializada e instruída. Onde, o Estado se mostra preocupado com a qualificação de seus profissionais.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200