O filósofo Jean-Jacques Rousseau defende que todo homem nasce com direitos. Partindo dessa ideia, surge o Estado como mantededor mantenedor dessa prerrogativa. Entretanto, tal pressuposto é ferido quando se desfia a PEC 206 (Desenvolva a sigla), referente à cobrança de mensalidade em universidades públicas no Brasil. Desse modo, infere-se ao governo o descumprimento da sua função como principal fator a ser analisado.
Primeiramente, ressalta-se a inviabilidade em aceitar a PEC 206. A vista que, essa proposta de emenda constituicional é inconstitucional, pois a própria Constituição federal de 1988 diz ser inerente a todo cidadão o direito à educação. Sendo assim, é obrigação do poder público garantir acesso a ela para qualquer pessoa, apesar da sua situação financeira. Logo, a cobrança de algum valor referente a prestação desse serviço, configura-se um ato anti-democrático. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a gestão pública oprime um direito básico do brasileiro. Sob essa ótica, nota-se que há deslealdade quanto ao "contrato social", proposto pelo filósofo John Locke, uma vez que o Estado não respeita seu papel perante a sociedade, que é dispor a jurisdição de modo a cumpri-la: seu dever imprescindível. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para abater esse ideal. O governo federal - órgão regente, de poder máximo -, por meio do Senado, deve barrar a PEC 206, por ser contra a Magna Carta. (Truncamento) Com a finalidade de democratizar o ensino superior no Brasil. Dessa forma, todos os indivíduos terão o acesso correto, como lhe tem que ser ofertado; (Vírgula) um direito pré-existente aos homens, segundo levanta Rousseau.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais explorada ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |