PEC 206: um retrocesso na educação? - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 11/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Para o célebre filósofo São Tomás de Aquino, " Todos os indívíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres." Entretanto, não é isso que pode ser assegurado na questão do fim ao acesso gratuito em universidades públicas, visto que tal projeto pretende impor a obrigatoriedade dos mais ricos a pagar para acessar a universidade e causando assim, (Sem vírgula) uma certa exclusão para com eles. Nesse sentido, para encontrar uma medida para o impasse, convém analisar a negligência governamental e a insuficiência legislativa. (Muito bem. Formulou a tese)

(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, em primeira análise, o descaso do governo é um desafio presente nesse cenário. De acordo com a escritora Simone de Beauvoir, " O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." Portanto, tal ação é reproduzida pelo governo, visto que o pensamento da autora condiz com a falta de atenção deles em relação a aceitação de deixar que estudantes não tenham seu direito de estudar gratuitamente em uma instituição pública, causando até mesmo a revolta dos familiares (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, tal atitude indica uma certa exclusão com essa parcela da população por não permitirem que eles tenham acesso a um bem público, assim, para criar um ambiente igualitário e sem influência de preconceitos, é preciso que o governo dê atenção para esse tipo de caso.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a insuficiência de leis é um entrave no que tange à questão. Segundo Aristóteles, filósofo grego, " A política tem como função preservar o respeito entre as pessoas de uma sociedade." Porém, não é o que pode ser visto se concretizar para os estudantes com melhores condições de vida, uma vez que, (Sem vírgula) eles não estão promovendo ou fortalecendo leis para esse tipo de assunto (Explore essa discussão com mais produtividade). Como uma instituição pública, qualquer estudante deve ter o direito de se ingressar em tal rede, assim como todo cidadão brasileiro tem o direito à educação, previsto na Constituição federal de 1988. Contudo, pode ser visto que as leis estão apenas na teoria, e não na prática, sendo então, (Sem vírgula) um retrocesso na educação.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável intervir sobre a necessidade de cobrança em universidades públicas.Para isso, o governo federal - responsável pelos interesses da admnistração federal em todo território nacional - em conjunto com os poderes, Executivo e Lesgislativo, fomentar leis para a permissão de qualquer cidadão, rico ou pobre, estudar em uma instituição pública, e também promover melhorias no sitema de educação brasileira com disponibilização de verbas.Assim, se criará uma sociedade democrática onde todos terão seus mesmos direitos e deveres, como também a mesma importância, tal como afirma São Tomás de Aquino.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200