É notório que se houvesse aprovação da PEC 206 (Desenvolva a sigla), aconteceria um grande retrocesso na educação pública, pois é uma emenda constitucional que privatizaria as universidades públicas.Desta forma causando uma deficiência na educação pública e favorecendo as classes mais altas, de forma que dificultaria que alunos da escola pública engressarem numa universidade. (Melhore a contextualização do tema)
A princípio se houvesse aprovação da emenda constitucional PEC 206 causaria uma deficiência na educação pública, de modo que apenas 30% dos engressos vem de famílias com uma fachetaria de renda familiar 4,5 a 9,9 mensal (Explore a discussão com mais produtividade). Haja vista que seria apenas para esses 30% a pagar a taxa mensal já que tem condições, entretanto a maioria desses alunos vem de escola pública e de uma família de classe baixa, (Justaposição) ademais que pesquisas da UOL relatam que os egressos a pagarem seriam escolhidos pelo órgão ministerial do Poder Executivo. Dessa forma prejudicando a educação e causando-lhe uma deficiência.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte a um favorecimento para os alunos da rede privada que entram nas universidades públicas, já que pagariam as mensalidades (Melhore a apresentação dessa discussão). De modo que faria com os alunos de rede pública ficassem exclusos e não engressar na universidade. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos mencionados em relação a PEC206, nota-se os prejuízos que traria se houvesse sua aprovação. Ademais haveria grandes manifestos através dos universitários e professores, por meio das mídias e até mesmo indo as ruas contestar os seus direitos. Portanto é de fundamental importância para aqueles engressados das universidades públicas que o ensino haja melhorias e não privatização. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |