A Carta Magna de 1988 assegura que o Estado deve ofertar educação gratuita para os seus cidadãos. Entretanto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206 a contradiz por propor a adesão de mensalidade em universidades públicas, um retrocesso na educação, por romper com o conceito de isonomia e acalorar as desigualdades no ensino superior, fazendo-se crucial debater tal tema. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, mesmo com a PEC 206 sugerindo a aplicação de mensalidade apenas em alunos oriundos da classe alta, isso implicaria com a isonomia pregada pelas universidades públicas. Essa rede de ensino zela pela igualdade nas oportunidades de ensino para os seus alunos. A contradição de embolsar mensalidade de uma parte deles romperia com a isonomia, por tratamento diferente, causando descontentamento interno, similar a teoria do bom selvagem do filósofo Rousseau, em que o homem tende a se manifestar para ter o mesmo tratamento que outro, evidenciando as consequências da quebra da isonomia. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, A PEC 206 acalora as desigualdades com a implantação de uma mensalidade generalizada (Explore essa discussão com mais produtividade). De acordo com Andifes (2018), cerca de 70% dos alunos de universidades públicas provêm de famílias com renda inferior a um salário mínimo, o que impossibilita esses alunos de custearem a mensalidade, excluindo-os do acesso a esse sistema educacional com as desigualdades presentes nesse âmbito sendo amplificadas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se imprescindível combater o retrocesso educacional proposto pela PEC 206. Para isso, a sociedade, principalmente as universidades e os alunos, deve estar ativa para se manifestar contra essa emenda, organizando movimentos sociais para mostrar o seu descontentamento e difundir isso nos meios de massa, a fim de evidenciar ao Estado o retrocesso e as desigualdades que a PEC 206 promove, para que ele se oponha a sua ratificação, para que, assim, a proposta da Carta Magna de 1988 prossiga vigente e a educação continue sendo gratuita a todos. (Apresente os meios)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |