No discurso feito durante a promulgação da Constituição federal de 1988, o deputado federal Ulysses Guimarães ressaltou a importância da Carta Magna para assegurar à população os seus direitos básicos. Contudo, no atual cenário brasileiro, percebe-se a deturpação das premissas constitucionais, uma vez que o Projeto de Emenda Constitucional 206 (PEC206) representa um obstáculo para a garantia de acesso à educação. Sendo assim, torna-se evidente como causas a desinformação social, bem como a atuação política. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, a desinformação social evidencia-se como um complexo dificultador. Nesse sentido, o filósofo alemão Arthur Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre PEC 206, sua visão será limitada, o que dificulta a discussão da problemática (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a atuação política ainda é um grande impasse para a resolução da problemática. Acerca dessa premissa, o filósofo grego Aristóteles, em sua obra “Ética a Nicômaco”, afirma que a política tem como função preservar o bem-estar entre as pessoas de uma sociedade. Dessa forma, no Brasil, a PEC 206 não encontra o respaldo político necessário para ser implantada, o que dificulta, felizmente, o retrocesso na educação. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Convém, portanto, que, de modo urgente, medidas sejam tomadas. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, em conjunto com as Secretarias Estaduais de Cultura, devem desenvolver palestras em escolas a serem transmitidas virtualmente nas redes sociais desses órgãos, por meio de entrevistas com sujeitos envolvidos no imbróglio e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. Além disso, nessas transmissões, é preciso discutir a falta de informação e as medidas políticas no combate à PEC 206. A partir dessas ações, espera-se evitar o retrocesso na educação, garantindo, assim a eficácia da Carta Magna do Brasil.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |