O advento da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/19 que voltou a ser pauta na Câmara dos Deputados recentemente. (Truncamento) Determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. (Truncamento) Garantindo a gratuidade para estudantes que não tiverem recursos suficientes. Dentre outros fatores, destaca-se a priorização do governo em relação ao militarismo e os impactos que essa proposta poderá causar se sancionada pelo Senado. (Muito bem. Apresentou a tese)
A (PEC) 206/19 é de autoria do Deputado Federal General Peternelli (União Brasil-SP). Ele justifica a mudança no artigo 206 da Constituição como proposta para aumentar a eficiência e equidade do gasto público no Brasil, elaborado pelo Banco Mundial em 2017. Em adverso a essa justificativa do deputado, os dados fornecidos pela (revista Piauí) com texto de autoria de Amanda Gorziza, Marta Salomon e Renata Buono, apontam que "os gastos com pensões militares são o dobro das despesas previstas com a educação superior". (Truncamento) E que "em 2021 o valor autorizado para pensões militares das Forças Armadas é de R$22,2 bilhões; já os gastos com o ensino superior, R$9,8 bilhões". Esses dados mostram a prioridade do governo em relação ao militarismo, e a inadvertência para com as universidades públicas. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais se sancionada a (PEC) 206/19 causará desigualdade dentro do ambiente estudantil, de forma que o estudante que paga se sentirá superior e com mais direitos em relação a quem não tem recursos para pagar. (Truncamento) O que acarretará em polarização nessas intituições. Outro ponto de impacto para se pensar é o corte de verbas para o ensino superior e pesquisas. Com a cobrança das mensalidades dos estudantes, o governo se sentirá confortável em retirar ou reduzir as verbas destinadas às universidades públicas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em face do cenário atual apresento uma contrapartida a essa proposta de emenda, seria uma colaboração em valores ou em serviços prestados ao Estado, apenas para formandos de determinados cursos, como medicina, engenharia, etc. (Truncamento) Para que esses profissionais paguem de alguma maneira os serviços que os foram prestados. Outra solução seria o aumento do orçamento das universidades públicas, esse porquanto de extrema importância para formar profissionais e não apenas isso, para pesquisas como foi o caso da criação das vacinas da (COVID-19) em razão ao coronavírus. Apesar de ser tão importante as verbas ainda são muito limitadas. Em um país pobre e desigual como o Brasil o ensino público é uma necessidade estratégica, que não podemos abrir mão. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |