O projeto pela ''PEC'' (Desenvolva a sigla) refere-se ao valor de mensalidades em universidades públicas.Sendo cobrados as mensalidades para estudantes que podem pagar que veem de escola particular;por outro lado estudantes de escola públicas permanecem com a garantia gratuita.Esse tipo de lei obtém resultados negativos para o ensino superior,pois nem sempre é cabível para os universitários. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Para alguns educadores; (Vírgula) esse custo se torna favorável para as faculdades brasileiras,sendo que isso nem sempre se torna cabível para os investimentos que são colocados nos laboratórios, de informática,salas de aulas entre outros. Mas pensando bem quem ficaria comprometido seria os alunos de baixa renda que não tem dinheiro para custear um curso superior (Vírgula) e sim precisa da bolsa para se manter.Isso seria muito injusto com os jovens.Porém na faculdade particular o conhecimento é mais aprofundado,onde trata-se de ganhar e praticar o trabalho exercido.Segundo pesquisas das redes sociais mostra que a maioria de jovens estudantes de universidades públicas são de baixa renda ou seja têm sua renda de 1,5 salário mínimo e por isso não conseguiram aprovar essa lei para o Brasil.Na verdade isso é uma política pública para construir um ensino educacional de qualidade para termos um país desenvolvido e econômico. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O nosso país é carente no ensino superior,cujo o papel do ensino se refira a pagar,não tendo dinheiro para custear uma vaga na faculdade se tornaria muito caro e não daria conta de se sustentar,então quem ficaria prejudicado seria aqueles alunos de baixa renda que precisam de ajuda e uma vaga uma bolsa se torna mais fácil para o seu ensino.. (Uso inadequado da pontuação) Assim esse projeto tende e favorecem os mais ricos que eles teriam por si só uma vaga porque estudaram em locais onde o ensino era mais rígido e destinado ao vestibular.O papel do Estado nessas circunstâncias seria não considerar essa lei feita por alunos oriundos de escolas particulares e sim obter renda de trabalho aos acadêmicos dos cursos superiores.E assim sendo uma nova chance deles conseguirem um emprego e gerar renda para o país.Sem o curso não conseguimos trabalho em nada pois é o estudo quem faz saber e praticar nossas atividades do dia a dia. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto;o mais importante seria campanhas voltadas para os trabalhadores estudarem sem nenhuma consequência,conhecerem suas afinidades e fazerem com gosto o seu trabalho,para termos um país com conhecimento temos que dar oportunidades a pessoas que tem vontade de colocar em prática aquilo que aprendem. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |