A democracia brasileira foi institucionalizada para defender os direitos dos cidadãos que no país habitam, diante disso, a educação faz parte do direito obrigatório devido do Estado. Portanto, a existência do PEC (Desenvolva a sigla) ameaça os direitos dos estudantes brasileiros de conquistar o ensino superior, pois, a proposta de extinguir a gratuidade nas universidades públicas, (Sem vírgula) não mudará a realidade da desigualdade social presente no meio.
A priori, a lacuna problemática da desigualdade presente no nível superior é proporcionada pela diferença substancial entre alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio, em diferença aos cidadãos de escolas particulares. Isto revela o embasamento de que alunos com condições financeiras favoráveis têm mais chance de entrarem em universidades públicas, já que estes tiveram a oportunidade de frequentar escolas melhores das que o Estado proporciona (Melhore a construção dessa discussão), evidenciando a desigualdade concorrida nas vagas de ensino superior.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda instância, a gratuidade oferecida nas universidades é em sua maioria a única oportunidade de milhões de cidadãos cursarem o ensino superior, a PEC é uma ameaça a democracia e aos direitos civis (Vírgula) já que a proposta desta instituição é falha, pois não irá combater a desigualdade social presente nas faculdades, e sim acentuará as estatísticas atuais que em suma, (Sem vírgula) apontam que em minoria as pessoas carentes conseguem adquirir um diploma facultativo. Um exemplo é abordado no K-drama "sky castel", que aborda a dificuldade de pessoas pobres em ganhar bolsas de estudos nas universidades, na realidade brasileira não é diferente, a sugestão do PEC reforça a urgência de uma restruturação na educação pública. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude aos dos fatos mencionados, para combater a desigualdade educacional é de suma importância uma restruturação nos métodos de ensino das escolas públicas do fundamental e médio, abolir a gratuidade das universidades vai gerar mais desigualdade, então a mudança deve ocorrer nas escolas reformulando a grade curricular ensinada pelos professores nas salas de aula, contudo basta os alunos adquirirem uma base sólida que é o dever da do ensino brasileiro público proporcionar, assim os alunos carentes vão adquirir mais chances em entrar nas universidades públicas do Brasil, que já possuem cotas para pessoas carentes; apenas fortalecendo as escolas públicas a questão irá ficar no passado. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |