Durante grande parte da história as universidades se fizeram presentes somente por meio de pagamento e os maiores desafios foram serem construídas e administradas efetivamente sem desigualdade sociais. Porém a proposta da PEC (Desenvolva a sigla) 206, (Sem vírgula) relata que os estudantes deveriam pagar para frequentar as aulas nas universidades públicas, o que não condiz no artigo 206 da Constituição federal, que estabelece a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais".
É obrigatoriedade da União oferecer educação gratuita a todos brasileiros. Pressupor que estudantes de classes sociais desfavorecidas, que segundo a Revista Piauí, os 20% mais pobres ocupavam apenas 5 a cada 100 vagas, tiverem que pagar mensalidade seria uma "catástrofe social" a longo prazo, devido ao aumeto da desigualdade social por causa da crise econômica e das agravantes da pandemia da covid-19. (Explore o argumento com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, é possivel notar que no contexto geral imposto por essa proposta, é impossível obrigar estudantes a pagarem pelo ensino, tanto pela desigualdade social ,tanto pelo projeto estar escrito indevidamente pela metade, o que põe dúvidas contudentes (Melhore a apresentação dessa discussão). Tais dúvidas como: de que forma seria o pagamento pela renda? Tendo em vista que não se fala quem seria isentado e como seria calculado a mensalidade, não fica claro também quem seria os "ricos" que pagarão pelo ensino, de qual forma o Poder Executivo estabeleceria quem vai pagar e por quanto. Emfim Enfim, fica claro que não existem ideias concretas para que a proposta seja posta em prática e carece de planejamento concreto.
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, a continuidade da PEC 206, (Sem vírgula) é irrelevante e por causa disso uma solução plausível para que a educação superior evolua, (Sem vírgula) é o investimento público. O Ministério da Educação investir no ensino superior como também no básico. Logo, o investimento direcionado servirá de apoio para os estudantes de classe baixa terem mobilidade social e equiparar com candidatos de escolas particulares,e por fim conseguir vagas em universidades públicas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |