PEC 206: um retrocesso na educação? - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 08/06/2022

Status:

Corrigida
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Durante grande parte da história as universidades se fizeram presentes somente por meio de pagamento e os maiores desafios foram serem construídas e administradas efetivamente sem desigualdade sociais. Porém a proposta da PEC (Desenvolva a sigla) 206, (Sem vírgula) relata que os estudantes deveriam pagar para frequentar as aulas nas universidades públicas, o que não condiz no artigo 206 da Constituição federal, que estabelece a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais".

É obrigatoriedade da União oferecer educação gratuita a todos brasileiros. Pressupor que estudantes de classes sociais desfavorecidas, que segundo a Revista Piauí, os 20% mais pobres ocupavam apenas 5 a cada 100 vagas, tiverem que pagar mensalidade seria uma "catástrofe social" a longo prazo, devido ao aumeto da desigualdade social por causa da crise econômica e das agravantes da pandemia da covid-19. (Explore o argumento com mais produtividade)

(Reveja a estratégia coesiva) Dessa forma, é possivel notar que no contexto geral imposto por essa proposta, é impossível obrigar estudantes a pagarem pelo ensino, tanto pela desigualdade social ,tanto pelo projeto estar escrito indevidamente pela metade, o que põe dúvidas contudentes (Melhore a apresentação dessa discussão). Tais dúvidas como: de que forma seria o pagamento pela renda? Tendo em vista que não se fala quem seria isentado e como seria calculado a mensalidade, não fica claro também quem seria os "ricos" que pagarão pelo ensino, de qual forma o Poder Executivo estabeleceria quem vai pagar e por quanto. Emfim Enfim, fica claro que não existem ideias concretas para que a proposta seja posta em prática e carece de planejamento concreto.

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, a continuidade da PEC 206, (Sem vírgula) é irrelevante e por causa disso uma solução plausível para que a educação superior evolua, (Sem vírgula) é o investimento público. O Ministério da Educação investir no ensino superior como também no básico. Logo, o investimento direcionado servirá de apoio para os estudantes de classe baixa terem mobilidade social e equiparar com candidatos de escolas particulares,e por fim conseguir vagas em universidades públicas.​​​​​​​ (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200