Segundo a filósofa Simone de Beauvoir: ¨ O maior escândalo dos escândalos é o que nos habituamos a ele ¨. Análogo a esse pensamento, nota-se no Brasil, a falta de questionamento sobre a PEC (Desenvolva a sigla) 206: independência financeira ou retrocesso na educação nas universidades públicas. Diante dessa perspectiva, torna-se evidente que a omissão governamental e a invisibilidade midiática solidificam tal processo. (Muito bem. Formulou a tese)
A priori, é indubitável que a negligência governamental promove e alavanca esse retrocesso educacional ao não adotar medidas benéficas e proativas para os estudantes, como a suposição de mensalidades em uma faculdade pública e, (Sem vírgula) assim combater esse impasse. Sob esse viés, a Constituição federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos cidadãos e do ambiente que estão inseridos. No entanto essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão da PEC 206, ou seja, o fim da gratuidade nas universidades públicas no país. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse obstáculo. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é insofismável que o avanço dessa problemática é potencializado pela invisibilidade midiática. (Truncamento) Na qual, pode-se observar que as empresas de comunicação se norteiam por uma visão econômica e invisibilizam a minoria em sua projeção, como na escassa transmissão de consequências da PEC 206 se esta for aprovada. Isso pode ser comprovado por Bauman, para quem, ¨ Na era de informação, a invisibilidade é equivalente a morte ¨, já que o apagamento midiático vivido pelos estudantes de faculdades públicas aprofunda sua exclusão perante a sociedade e silencia o retrocesso educacional (Melhore a apresentação dessa discussão).
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja resolvido. Para isso, o governo federal, órgão superior de administração pública, anexo aos meios midiáticos devem viabilizar ações publicitárias educacionais e debates, distribuídos via internet, possibilitando o impedimento da PEC 206 e seu retrocesso educacional. Conjuntamente, é irrefutável a intervenção na omissão governamental. Somente assim, o pensamento apontado por Beauvoir será revertido para o pleno funcionamento da esfera social. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |