[Sem título] - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 08/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em relação ao que a PEC 206 (Desenvolva a sigla) relatou sobre o Banco Mundial de 2017 (Vírgula) que propôs para a educação o fim das faculdades públicas gratuitas no país; (Vírgula) afirmar que a maioria desses estudantes seriam de escolas particulares e teriam facilmente condições financeiras para efetuar o pagamento e que também o gasto público seria desigual e que favoreceria os de renda mais alta. (Reestruture as discussões iniciais. Formule a tese. Evite um parágrafo frasal)

Esse assunto gera discussões, pois assim os ricos teriam mais oportunidade para poder ingressar nessas faculdades pagas do que os próprios alunos que já veem de escolas públicas, (Vírgula) muitas vezes já por não condição financeira para uma escola particular. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto esta situação gera uma desigualdade significativa entre os estudantes, ainda mais quando muitos grupos sociais querem igualdade ou que o mesmo seja algo justo, mas sem ter que pagar por isso. Para alguns a condição das faculdades e de estudo seria até um pouco melhor do que a atualidade. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista dos argumentos mencionados e que existiria uma mensalidade para poder ter uma formação, a melhor opção seria a sucessão dessas faculdades gratuitas, sendo assim a maneira de ingressar na mesma continuaria sendo em forma de aprendizagem e sem ter desigualdade entre as classes financeiras​​​​​​​. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200