PEC206: uma vergonha em pauta - Banco de redações


PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 07/06/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), (Sem vírgula) visa diminuir a desigualdade entre os estudantes brasileiros do ensino superior. Em suma, a essência dessa ideia é louvável, porém, sua maneira de ser aplicada não coincide com a finalidade a qual foi proposta. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Outrossim, está presente um equívoco na solução para a desigualdade no meio universitário proposta pela PEC. É esclarecido na pauta, escrita pelo general Peternelli, que os estudantes ricos "obviamente" possuem uma base escolar melhor se comparada ao estudante proveniente do ensino estatal, logo é lógico pensar que a desigualdade está enraizada no currículo escolar do estudante brasileiro e, com isso, vê se necessário uma reforma no ensino público estatal e não a aplicação de mensalidades em universidades públicas. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, muitos estudantes de escolas particulares são bolsistas que se encaixam nas classes baixas da sociedade, visto que, (Sem vírgula) não é mencionado sobre tais alunos, é de se imaginar que em um cenário onde, por decisão arbitrária, fossem submetidos a pagar mensalidades, resultaria em um aumento na taxa de evasão escolar, uma vez que não poderiam pagar (Vírgula) e como consequência disso, (Sem vírgula) diversos outros danos seriam causados à sociedade. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a Proposta de Emenda à Constituição precisa ser revisada no quesito de sua resolução, para que a desigualdade presente nas universidades públicas seja solucionada com eficiência e sem causar prejuízos a seus alunos. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200