Pode-se afirmar que a PEC 206 (Desenvolva a sigla) é um relatório de extrema importância em virtude do cenário atual da universidade em nossa sociedade. É comum vermos estudantes deixando suas formações pelo caminho devido as suas questões financeiras e ensinos básicos, e alunos mais ricos usufruindo de universidades públicas (Melhore a apresentação dessa discussão). E é por isso a importância da cobrança de pagamento nas mesmas, e como um dos benefícios, (Sem vírgula) evitar a desigualdade.
Sob o mesmo ponto de vista, vale lembrar que estudantes com rendas baixas têm direitos a benefícios na sociedade, como exemplo temos o CadÚnico e um de seus auxílios, o Bolsa Família, auxílios muito importantes para muitos jovens atualmente que acabam chegando a auxiliá-los no seu ensino e chegando nas universidades, (Ponto final. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o problema seria a gratuidade generalizada, que acontece devido a não consideração das rendas e passa a dar mais oportunidades para os estudantes mais ricos, que muitas vezes vem de vidas mais nobres e ensinos mais intensos, passando a alugar vagas da população mais pobre que precisa do ensino superior para melhorarem de vida. Em síntese, vemos esses assuntos diariamente sendo ditos pela sociedade jovem enquanto estudante do ensino fundamental e médio que quer ter sua independência financeira e procura melhor qualidade de vida para si e sua família. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, à há maneiras de fazer com que a universidade não seja ao menos em nosso país, mais um sistema de gastos e custos, e sim beneficiária para o aluno, que projeta formação educacional de qualidade justa e prioriza estudantes carentes. As principais intervenções seriam as universidades sendo financiadas pelo Estado, ocorrendo também de forma correta a distribuição de renda à população pobre e principalmente auxílio aos estudantes, fazendo-os ir em busca de mais conhecimento e aprendizado, frequentando cada vez mais as redes de ensino e tendo sempre em vista a renda dos estudantes e seus recursos, cobrando justamente e dos mais ricos. Por último, é muito importante envolver as mídias sociais e usar delas a favor, principalmente em um cenário pós-pandemia onde o aprendizado diminiu, usando dessa forma as mídias para propagação de auxílios e recursos, como cursos e bolsas, visando que quanto mais aprendizado mais lucros o aluno irá receber para sua independência financeira, dessa forma em um futuro próximo construindo um país mais desenvolvido em muitos aspectos políticos.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |