"A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos.". (Sem ponto final) Essa frase da filósofa Hannah Arendt, (Sem vírgula) indica a importância dos direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão da PEC (Desenvolva a sigla) 206: independência financeira ou retrocesso na educação, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grande problema. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema em virtude do ensino superior como privilégio e da insuficiência de leis. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse sentido, primeiramente, semelha-se que o ensino superior como privilégio ao agravamento dessa questão. Sob o viés, entende-se que a minoria em situação de vulnerabilidade iria sofrer para ter sua oportunidade de ingresso na universidade. Nesse contexto, percebe-se que a PEC 206 aumenta a deficiência na questão do ensino no Brasil (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade). Segundo Paulo Freire (Melhore a progressão de ideias) que na frase diz "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Sendo assim sem educação gratuita causaria uma série de problemas para esse cenário, tendo em vista que sem o estudo não resta nada para o corpo social. Assim é preciso buscar uma solução para essa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, ressalta-se também que a insuficiência de leis e a falta de políticas públicas é intensificado devido à negligência governamental. Desse modo, dificultará ainda mais o ingresso e permanência dos estudantes que já encontraram obstáculos no cenário atual, pela insuficiência das leis que garantem as políticas públicas de assistência, onde muitas vezes problemas passam despercebidos gerando ainda mais conflitos onde nada é resolvido, vem sendo um embaraço. Deve-se olhar com mais atenção para encontrar uma saída para que estudantes tenham os mesmos direitos ao acesso à educação gratuita. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, deve ser analisada estratégias e revisões das necessidades do sistema educacional para que os estudantes tenham total incetivo e educação de boa qualidade garantidos. O Estado e o Tribunal de Contas da União forneça capital para que o governo estatal, junto aos órgãos responsáveis (Vírgula) possam adotar medidas como mais investimentos, pesquisas, extensões e mais ciência com o intuito de promover mais acessibilidade aos menos favorecidos, e, assim, atenuar a situação desse quadro incerto. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |