No livro "O Príncipe", escrito pelo aclamado filósofo Maquiavel, há uma frase citada por ele que repercute até hoje, mesmo séculos depois, que é: "Os fins justificam os meios.". (Sem ponto final) É possível inseri-la em argumentos para para retratar problemas que sociedades contemporâneas vivenciam, como por exemplo a falta de apoio à educação por parte do Estado brasileiro, o sistema educacional falho.
Indubitavelmente, o Brasil é um dos países em que a educação é extremamente precária e a desigualdade social, juntamente com a má distribuição de tenda renda, são umas das causadoras disso, além da falta de incentivo aos estudos. A PEC 206, defendida por Peternelli, explica que, para reduzir a desigualdade social, universidades de todo o país devem passar a cobrar mensalidade. É notório que desde a criação das coisas sociais e raciais, as universidades públicas passaram a ser ocupadas por quem realmente tem direito a elas: pessoas de baixa renda. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Existe um fenômeno social chamado "sistema", que consiste em algo que é alimentado por comportamentos e regras impostos pela sociedade. Infelizmente, o sistema educacional do Brasil é falho, pois nem todos os cidadãos possuem acesso a um estudo universitário de qualidade, por diversos fatores: falta de oportunidades, poucas vagas nas faculdades e, muitas vezes, a necessidade de competir por uma vaga com alguém que possui uma educação base muito mais elevada que a sua. É exatamente aqui que entra a frase de Maquiavél, pois já foi citado inúmeras vezes que líderes políticos querem uma sociedade ignorante para se manter mais facilmente no poder (Reestruture essa discussão). Assim, fazem coisas horrendas para chegar ao poder e alegam que os fins (resultados) justificam os meios (métodos usados).
(Boa estratégia coesiva) Mediante o exposto, vale ressaltar que cobrar mensalidades não é a solução. O melhor a se fazer é dar melhores oportunidades para que toda a população vulnerável e de baixa renda do país ocupe muito mais os lugares que são destinados a ela. (Truncamento) Melhorando a educação primária, incluindo atividades extracurriculares, proporcionando apoio financeiro e, principalmente, incentivando-as a não desistir de tentar. E, desta forma, seguirem a carreira e o curso que querem, não o único que deu. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |