A PEC (Desenvolva a sigla) 206/19 altera a redação do artigo 206 da Constituição federal que garante, (Sem vírgula) por lei a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Sendo assim ao transmitir uma proposta que tem como objetivo retirar um direito que beneficia estudante ,principalmente aqueles com menos poder aquisitivo (Vírgula) a Constituição fere o princípio da educação. (Melhore a contextualização do tema)
Convém constatar, segundo dados da pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituiçôes Federais de Ensino superior (Vírgula) 70,2% dos estudantes das universidades federais, (Sem vírgula) são de baixa renda (Explore a discussão com mais produtividade).Tendo em vista que o acesso à educação superior é fundamental para qualificação e atuação de indivíduos de classe inferior é notória a negação de direitos que a PEC 206 apresenta.
(Boa estratégia coesiva) Ademais ,é imprescindível a redução de investimento público nas universidades federais que a aplicação da lei provocaria, já que faltam critérios específicos que determinam o publico alvo a qual a mensalidade deveria ser paga (Vírgula) além de como a cobrança da mesma seria feita. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,é inadmissivel que a Pec 206 entre em vigor tendo em vista os impactos que a sua aplicação causaria na visa das pessoas que buscam por meio dos estudos uma melhor qualidade de vida e necessitam do acesso ao ensino gratuitamente. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |