A s As universidades públicas tendem a beneficiar os ricos de forma desproporcional, passam a vida se preparando para ingressar na universidade, diferente das famílias pobres que muitas vezes têm que trabalhar abdicando dos estudos. Todos pagam pelas instituições educacional educacionais, mas mais somente alguns têm acesso a elas. (Reestruture e formule a tese)
A universidade pública são as de mais altas concorrências (Reveja a concordância), portanto é a oportunidade das famílias de situação econômica mais vulnerável ter um futuro melhor e menos desigual, as escolas públicas são de baixa qualidade de ensino, sendo frequentadas por alunos de famílias pobres tendo várias dificuldades para terminar o ensino médio. Devido à desigualdade social muitos alunos de famílias pobres têm que trabalhar para contribuir no sustento do lar, diminuindo assim a possibilidade de se preparar para o vestibular ou mesmo de se dedicar e a um curso integral, devido a as às condições financeiras. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A universidade publica está estão lotadas de aluno que estudaram estudou em colégios particulares são de classe alta, tiveram mais recursos e qualidade na educação, isso faz que apenas os mais ricos tenham capacidade de competir pela vaga ensino superior gratuito, são beneficiados desproporcionalmente, família que tem condições financeiras de pagarem mensalidades por mensalidades na universidade publica, viveram o ensino todo pagando escolas particulares para receber a melhor educação tendo condições de dar continuidade (Melhore a progressão de ideias). Portando Portanto a desigualdade na educação de base é determinante para a desigualdade social futuras. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) É possível, portanto (Vírgula) o governo aprovar PEC 206 (Desenvolva a sigla) para diminuir a desigualdade, alunos da classe mais alta pagam para estudar nas universidades publicas. Na educação base uma reforma no sistema educacional, com melhorias da educação com qualidade para grupos economicamente desfavorável. Fazer campanhas de conscientização a população sobre a importância dos seus filhos terminarem ensino médio e se prepara para universidades. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |