Basta olhar pra para um passado próximo e ver o quanto as universidades públicas pesam na sociedade; após o desenvolvimento do projeto milhares de pessoas exercem funções essenciais na saúde, na ciência, na tecnologia, educação entre outras áreas essenciais pra o para o desenvolvimento geral e constante da sociedade que eram empregadas apenas a pessoas e famílias de ALTO alto padrão aquisitivo. (Reestruture as discussões iniciais. Evite um parágrafo frasal)
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 206), que visa a cobrança mensal das universidades públicas brasileiras (Vírgula) as quais se mantêm vivas e ativas por meio de tributos pagos por toda a população, é literalmente um retrocesso na educação. Na última década a implementação de cotas raciais e socioeconômicas levou para as universidades alunos de perfil socioeconômico mais vulnerável (como mostra a pesquisa realizada pela Andifes), se levado em real consideração a realidade atual de todo o pais os menos favorecidos seriam os negros e pobres (Vírgula) já que 70% dos alunos que ocupam essas universidades têm renda mensal familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Cada universidade escolher o valor de suas mensalidades na intenção de ´´receber de quem pode pagar´´ exclui parte de uma sociedade que está ganhando voz e espaço, se levado em consideração que atualmente não há recortes de renda, raça, gênero ou cor. Todos podem e todos custeiam pra o que lhe é ´´ofertado´´ pelo governo (Vírgula) pois todos pagam impostos. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) A PEC 206, (Sem vírgula) tem como objetivo em argumentos inibidos excluir e sugar uma sociedade que está evoluindo e passando a conhecer seus direitos. As universidades públicas já são custeadas por toda a população no geral, PEC 206 é um movimento do patriarcado (Reestruture essa discussão) para voltar a excluir quem conseguiu se favorecer e crescer com os diversos meios ofertados ao longo dos anos. E de modo algum seria algo evolutivo e prol de todos, os únicos favorecidos com a aprovação seria o poder político, jurídico e econômico. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |