O livro "Eu sou Malala", escrito pela ativista Malala Yousafzai, retrata os desafios para a democratização à educação em um meio desigual. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, a situação de milhares de indivíduos assolados pela inacessibilidade na educação é, (Sem vírgula) amiudamente semelhante ao abordado. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais destacam-se o legado histórico e a negligência estatal.
A princípio, é importante destacar que o legado histórico potencializa a problemática. Esse contexto de construção cultural exemplifica a afirmativa da filósofa Simone de Beauvoir "O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.", já que é notória a normalização dessa realidade (Apresente essa discussão com mais clareza). Sob essa ótica, aumentam os casos de exclusão educacional herdados do período colonial no Brasil. Nesta perspectiva, para a completa refutação da citação e mudança dessa situação, faz-se imprescindível uma transformação social.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a negligência do governo como outro fator que contribui para a manutenção do retrocesso na educação. Isso posto, de acordo com o artigo 6º da Constituição federal de 1988, é garantido o acesso à educação como direito social. Diante de tal exposto, é notória a inoperância do Estado. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Reestruture. Explore todos os aspectos do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o quadro ostensivo. Dessarte, a fim de promover a democratização ao ensino superior, urge que o Ministério da Educação, por meio de projetos que integrem cidadãos de baixa renda a um ensino de qualidade, proporcione a equidade nesse âmbito, assegurando que não se acentue o acesso às universidades públicas enquanto privilégio de uma minoria. Somente assim, o documentado por Malala Yousafzai não mais existirá. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
A abordagem do tema está tangencial. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |