A Bíblia, livro sagrado dentre diversas religiões, prevê em Eclesiastes 8:9, que o homem há tempos vive para seu próprio prejuízo. (Melhore a relação entre as discussões) Desse modo, o Brasil vem passando por retrocessos educacionais promovida pelo seu próprio corpo regente. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a burocratização da educação. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é válido pontuar que a indiligência do Estado potencializa a falta de educação brasileira. A propostas como a PEC 206 (Desenvolva a sigla) entra em contrariedade com a Constituição federal de 1988, que propõe no artigo 206° a gratuidade do ensino público, incluído o universitário. Desse modo, é notório que é de encargo estatal incentivar o retardo ao acesso à educação, além da desinformação sobre seus efeitos colaterais futuros dentre o ensino brasileiro. Assim, essa conivência agrava ainda mais esse cenário. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a burocratização da educação é realidade no Brasil. A PEC 206 proporcionaria a intensificação de barreiras educacionais (Especifique-as), sendo necessário uma intensiva avaliação financeira dos candidatos nessas universidades. No estudo do movimento uniforme, o movimento de um móvel será classificado como retrógrado se a sua velocidade estiver no sentido oposto ao crescimento das posições. Sob essa ótica, a burocratização se trata de um deslocamento retrógrado em sociedade brasileira, deliberando limitações e exclusão de diversos indivíduos da educação. Logo, é inadmissível que esses laços impositivos continuem perpetuar. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o retrocesso educacional imposto pela PEC 206. Por sua vez, Estado – principal promotor de regularidade social- deve promover orientação e a promoção a gratuidade educacional com vigor, analisando com perspicácia tais propostas, com o objetivo de oferecer à sociedade conhecimento desses parâmetros. Por fim, cabe às organizações não governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, a garantia ao direito educacional a todos os brasileiros não seja sabotada pelo próprio homem, como indica na Bíblia sagrada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |