A PEC 206 (Desenvolva a sigla) vem sendo bastante discutida atualmente, e o principal objetivo dessa PEC é exigir a cobrança de mensalidades em universidades públicas para os universitários que naõ sejam de baixa renda . Nesse sentido, esse assunto vem sendo alvo de crítica entres muitos brasileiros. Dessa maneira, é válido discutir a problemática que é motivada pelo pensamento de diminuir a desigualdade social e resulta em atrasos na educação. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é válido ressaltar que uns um dos principais motivos para a implantação da PEC 206 é o pensamento de diminuir a desigualdade social. Segundo Hahhan Arendt, ' "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos.". (Sem ponto final) Dessa maneira, as autoridades defendem que alguns universitários públicos têm condições financeiras para pagar as mensalidades, pois a maioria veio de escola particulares, com a educação bem mais eficiente que a das instituições públicas consumidas por pessoas de baixa renda (Reestruture essa discussão). Diante disso, uma minoria da sociedade está sendo prejudicada, causando desigualdade social e perdendo a essência dos direitos humanos.
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, isso vai prejudicar a educação, pois, (Sem vírgula) não é todas as pessoas de classe média que têm condições para arcar com as mensalidades. Assim, diminuindo o número de brasileiros que possui possuem ensino superior no país, como era há algumas décadas atrás. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a tomada de medidas com vista de evitar a problemática de cobrança de mensalidades em universidades públicas. Para tanto cabe ao Estado atuar possibilitando oportunidades para todas as classes sociais. Desse modo, será possível garantir os direitos humanos para todos os cidadãos brasileiros. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |