Muito se fala sobre a aprovação ou não da PEC 206 (Desenvolva a sigla), que se for aprovada mudará a forma de atuação das universidades públicas do Brasil, já que será imposto um sistema de mensalidade. De acordo com a OCDE (Desenvolva a sigla), a maioria dos estudantes vêm de escolas particulares e poderiam arcar com os custos da mensalidade. (Melhore a contextualização do tema)
Analisando os estudantes de escolas públicas e particulares percebemos que são dois polos muito diferentes. Alunos das escolas pagas têm mais oportunidades de ensino, podendo optar por só estudar e fazer com que entrar em uma universidade pública seja sua única obrigação, já que vivem em melhores condições financeiras (Reestruture essa discussão). Tendo em vista que os alunos de escolas públicas vivem em condições financeiras precárias o ensino decai consideravelmente, muitos passam pela necessidade de encontrarem seu primeiro emprego ainda no ensino médio, reduzindo grande parte do seu foco nos estudos (Reestruture essa discussão). Isso faz com que a disputa por uma vaga na federal seja marcada por desigualdades.
(Melhore a estratégia coesiva) Os maiores investimentos em educação estão presentes no ensino superior, o que faz com que estudantes do ensino básico em escolas públicas saiam prejudicados, tendo em vista que o Exame Nacional do Ensino Médio é disponível para todos que queiram ingressar em federais, e contamos (Evite ideia de primeira pessoa) com a presença de muitas pessoas que estudaram a vida toda com o ensino pago (Vírgula) mas que agora querem o ensino público. Não vemos essa alta demanda pelo ensino público nos ensinos fundamentais e médio, porque sabemos que a qualidade não é a mesma, o que mais uma vez nos retrata a desigualdade nas universidades públicas. (Reelabore a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) A partir da apresentação dos argumentos, concluímos que a PEC 206 deve sim entrar em vigor, já que visa cobrar de quem pode pagar e custear os gastos das universidades, melhorando os laboratórios e investindo em centros de pesquisa, estaremos assim dando um passo à frente da desigualdade social. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |