No Brasil, o ensino superior já é algo concorrido e de difícil acesso. A norma PEC 206 (Desenvolva a sigla), (Sem vírgula) propõe uma mensalidade para universidades públicas para aqueles que têm condições de pagar. Em 2018, uma pesquisa feita pela Andifes, (Sem vírgula) indicou que 70% dos alunos nas universidades públicas têm renda per capita familiar inferior a 1,5 salário mínimo e que a entrada no ensino superior já é muito difícil. (Melhore a contextualização do tema)
Se a norma PEC 206 for votada e aprovada pela Câmara dos Deputados, os alunos terão que provar que não têm condições de pagar a mensalidade, o que muitas vezes não é uma tarefa fácil por não ter os documentos corretos para pedir a isenção, sem falar que uma graduação leva no mínimo de 3 a 6 anos para se concluir, a vida financeira desse estudante pode mudar completamente. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, normalmente quando dinheiro privado começa a entrar em instituições públicas o Estado para de contribuir utilizando dinheiro público em outra área (Melhore a apresentação dessa discussão). Causando assim um retrocesso financeiro para a instituição de educação.
(Melhore a estratégia coesiva) A norma por se si só não faz sentido já que o dinheiro destinado as universidades públicas vêm dos impostos pagos pela população. A gratuidade das universidades públicas precisar ser garantida a todos. A câmara dos deputados precisa barrar a votação da norma PEC 206, visando a importância do acesso gratuito a faculdades públicas. (Apresente todos os elementos da porposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |