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PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 04/06/2022

Status:

Corrigida
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Conforme a propaganda do governo brasileiro acerca da educação em 2022, uma família humilde é presenciada por mudar a vida por meio do ensino superior. Diante disso, há uma grande discussão sobre os ricos serem propensos a entrarem na universidade pública ao invés dos pobres por intermédio do SISU (Desenvolva a sigla), programa que é responsável pela entrada de pessoas em universidades federais. Em relação a isso, houve a entrada da PEC 206, que visa cobrar de estudantes que tenham condições financeiras favoráveis. Entretanto, poderá haver mazelas que contribuíriam para o retrocesso educacional como a escassez da transparência e o mito da universidade gratuita para todos. (Melhore a apresentação da discussão)

Em primeira análise, para que uma emenda constitucional funcione, é fundamental a nitidez nos processos burocráticos. Contudo, é notório a invisibilidade de tais procedimentos, visto que muitas universidades possuem problemas internos e externos hodiernamente (Melhore a apresentação dessa ideia). Em referência a isso, em 2021, foi reportado um caso de fraude nas cotas da UFC (Desenvolva a sigla) que, até hoje, é dito como não resolvido e, (Sem vírgula) o discente, continua ingresso na universidade. Portanto, para que haja mudanças significativas no ramo educacional, é imprescindível que haja, primordialmente, a mitigação dos problemas em universidades públicas, pois é irrisório ignorar tais casos que faltam para pautas como a PEC 206, uma vez que poderia haver falta de credibilidade para a emenda.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a população costuma compartilhar que as universidades públicas são gratuitas. Todavia, isso é um dos diversos mitos propagados pela população brasileira. Em concordância com isso, na Grécia Antiga, era comum acreditar em mitos para explicar qualquer coisa, consequentemente com universidades públicas há a ocorrência disso para contribuir com a alienação. Não obstante, a realidade é que os brasileiros pagam pelo funcionamento do âmbito universitário com impostos diários. Logo, não é gratuita, porém a meritocracia deve ser fiscalizada com cautela para reduzir a elitização exorbitante em universidades. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a PEC 206 seria de extrema importância caso funcionasse, porém, há lacunas que precisam ser preenchidas. Dessa maneira, para que a claridade dos processos sejam nítidos à população, a câmara deve, ao recorrer por revisão da emenda constitucional, mostrar as condições necessárias para determinar quem é rico e quem é pobre, com a finalidade de levantar novas opiniões acerca do que foi proposto para não haver entraves com determinações errôneas, dado que até em bancas de heteroidentificação há erros. Além disso, os veículos midiáticos devem propagar o conhecimento em relação às universidades públicas ao compartilharem nas plataformas de mídia para a conscientização dos cidadãos brasileiros acerca do mito da universidade gratuita com o fito de desbancar a população favorável em âmbitos universitários. Em suma, com tais providências, haveria um espaço aberto para mudanças constitucionais na educação universitária.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200