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PEC 206: um retrocesso na educação?

Enviada em: 03/06/2022

Status:

Corrigida
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A PEC 206 (Desenvolva a sigla) de 2019, que propõe cobrar mensalidade em universidades públicas (Vírgula) é mais uma demonstração do total descaso do governo brasileiro com a educação no país. Em 2022 o governo Bolsonaro determinou um corte de 3,2 bilhões de reais do orçamento de MEC (Desenvolva a sigla). O bloqueio atinge também todos os órgãos da pasta. Entretanto o deputado autor da proposta de emenda à construção, o general Peternelli (Vírgula) defende que o Ministério da Educação não teria recursos para continuar custeando as instituições de ensino superior e universidades federais.

A PEC propõe que as instituições usem os recursos captados para dívidas de custeio como água e luz, e que a gratuidade seja mantida para os que não tenham condições socioeconômicas de arcar com os custos. O valor mensal seria definido pelo Ministério da Educação. A proposta deve ser analisada e não aceita pela Câmara dos Deputados pois pode ferir o insisto VII do artigo 153 da Constituição federal de 1988, que define que que a União deve instituir impostos sobre as grandes fortunas por meio de lei complementar, que favorecia o financiamento das instituições federais de ensino superior (IFES). (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto ao invés de aumentar impostos que já são pagos por todos os cidadãos brasileiros, o governo federal deve parar com os cortes e congelamentos que as instituições de ensino público, sobretudo as de ensino superior (Vírgula) vêm sofrendo ao menos desde 2015, a federal do Rio de Janeiro, por exemplo, chegou a ameaçar fechar as portas em 2021 . Cobrar taxas inconstitucionais definitivamente não é a solução para resolver os problemas da educação no Brasil. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200